O que é o overdelivering e como ele pode ajudar na sua estratégia de vendas?


O-que-é-o-overdelivering-e-como-ele-pode-ajudar-na-sua-estratégia-de-vendas?Além da competição por vendas em lojas físicas, hoje, o cenário se divide também pela internet. Vender e atender o cliente rapidamente não é suficiente para os consumidores da atualidade, que estão mais exigentes.

Pautadas nisso, as empresas de e-commerce estão usando o overdelivering como uma estratégia de promover satisfação e fidelizar os seus clientes. Este processo consiste, basicamente, em cumprir os prazos de entrega antes do acordado.

Por exemplo, se o seu site informou a data de entrega para determinada encomenda dentro de 15 dias úteis, por que não entregar em 5 dias, se a sua equipe de logística é capaz de atender? Saiba mais sobre o assunto com o nosso post de hoje!

Qual é a lógica desta prática?

Fidelizar o cliente deve ser o principal objetivo de qualquer negócio, independente do ramo de atuação ou forma de venda, por loja ou online. O processo de vendas deve ser simples e encantar o cliente para que ele possa realizar novas compras no futuro.

Até porque clientes satisfeitos com o relacionamento com a marca e a experiência de compras tendem a ser promotores da empresa. Hoje em dia, as companhias não querem que o consumidor perceba valor na oferta apenas quando anunciada em alguma mídia, mas em todos os pontos de contato com a marca. Para isso, nada melhor do que oferecer uma experiência de compra, em que ele seja surpreendido pela antecipação na entrega.

contrate o olist agora mesmo

Cuidado com prazos longos

Caso a sua estratégia seja aumentar os prazos no site para entregar antes, esta prática pode não ser a melhor solução. Afinal, os prazos podem assustar qualquer potencial consumidor.

O que pode ser feito são outras ações para surpreender o cliente, como não anunciar as funcionalidades extras do produto, deixar que ele descubra sozinho e tenha uma surpresa agradável. O mesmo vale para brindes, nem todos precisam ser anunciados em seu site, envie na forma de presente para o seu cliente quando ele realizar alguma compra.

Quais são as melhores práticas de overdelivering?

Como dissemos anteriormente, está prática consiste em entregar algo a mais para o seu cliente e isso pode ser feito de diversas formas, não apenas entregando um produto antes do prazo. Pode ser enviado junto com o pedido: um voucher de desconto para a próxima compra, desconto ou isenção do frete para as próximas compras, brindes especiais, bônus de acordo com o valor da compra ou experimentação, trial de novos softwares ou amostras.

Mas sugerimos que todas estas ações entrem dentro do planejamento de marketing e financeiro da sua empresa de e-commerce, afinal, você não pode comprometer o seu faturamento com essas ações. É importante saber o momento exato para realizar as ações e para quais clientes estas ações podem ser feitas, sem que haja prejuízo para a sua loja virtual. Para finalizarmos, o overdelivering é o simples ato de agradar um potencial cliente para fideliza-ló, com o intuito de que ele realize novas compras ou seja um promotor da sua marca.

Ainda tem dúvidas sobre o que é overdelivering e como ele pode ajudar na sua estratégia de vendas? Existe alguma experiência que gostaria de compartilhar? Aproveite os comentários e participe dessa conversa!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu