O que é Olist? Conheça as soluções e aumente as vendas do seu negócio

O olist é um ecossistema completo de soluções para seu negócio, formado por olist store, Tiny e Vnda. Saiba mais e descubra como cada uma pode impulsionar seu crescimento.

post image O olist é um ecossistema líder em soluções para vender online formado por olist store, Vnda e Tiny. Os produtos digitais são destinados a varejistas e marcas de todos os segmentos, com alta tecnologia e integrados para auxiliar no crescimento e aumentar o faturamento de pequenas, médias e grandes empresas. 

Confira este artigo completo para entender de vez o que é olist. Se você quer ter sucesso nas vendas pela internet, este post é pra você! Agora, é só rolar pra baixo e tirar todas as suas dúvidas sobre o que é olist.

O que é Olist?

Criado como uma loja física, em 2007, sob o nome de Solidarium, tinha o intuito de dar visibilidade ao trabalho de artesãos e artesãs de Curitiba (PR). Do físico, a empresa passou a funcionar como um marketplace e, em 2015, após abrir oportunidades a milhares de empreendedores, a missão de empoderar o comércio ganhou o nome de olist e, hoje, é um ecossistema de vendas que transforma negócios em gigantes do e-commerce. O fundador e CEO do olist, Tiago Dalvi, resume bem a história e evolução da empresa no vídeo a seguir:

;

Como mencionado anteriormente, atualmente o olist engloba olist store, Vnda e Tiny. O portfólio reúne todas as soluções para quem quer vender online com experiência, serviços de ponta e tecnologia. 

Essa jornada começou com um modelo inédito no varejo brasileiro, o store in store, dando origem ao olist store, carro-chefe do ecossistema. A solução é o marco da transformação da empresa como uma loja de departamentos dentro dos principais marketplaces do Brasil. Confira a seguir os detalhes das soluções oferecidas, e saiba como o ecossistema olist pode auxiliar na sua jornada empreendedora.

Para que serve o Olist?

O impacto gerado pelo coronavírus no mundo inteiro e as adaptações rápidas e necessárias às novas situações gerou um papel importante ao comércio eletrônico, além de mudanças na jornada de consumo. A partir de então, um comportamento que já era previsto ganhou ainda mais tração. 

No primeiro semestre de 2020, início da pandemia, o e-commerce apresentou o maior índice de crescimento nos últimos 20 anos. As vendas cresceram 47% em comparação ao mesmo período de 2019.  No primeiro trimestre de 2022, com a retomada das lojas físicas, é possível perceber pelo número de pedidos que o e-commerce não foi afetado. Conforme a 9ª edição do relatório da Neotrust, os pedidos chegaram a 89,7 milhões em todo o Brasil, 14% acima do registrado no mesmo período de 2021, provando que o crescimento do e-commerce não foi momentâneo.

É aí que o olist entra na equação: para oferecer mais oportunidades de sucesso para quem deseja incluir ou incrementar o canal digital nas suas operações. Prezando, é claro, por entregar a melhor experiência para quem quer comprar. A solução olist store, por exemplo, é como uma ponte entre a sua marca e o seu público. Serve para desburocratizar o processo com os marketplaces. Para empoderar o comércio e te ajudar a simplificar a comunicação com seus canais de vendas.  Saber o que é e para que serve o olist é uma boa vantagem que você tem pelo caminho. Afinal, existimos para te ajudar a crescer ainda mais!

Para quem é o Olist?

Agora que você já sabe o que é Olist, deve estar se perguntando se é pra você. Já me adianto e digo que sim! As soluções do olist são para você e para o seu negócio – independentemente do seu tempo de casa ou do porte da sua empresa. Veja quem é você no quadro abaixo: O Olist é para você! 

O olist é pra você, mesmo que ainda esteja dando os primeiros passos para estruturar uma loja virtual. E também é pra você, que tem uma estrutura comercial robusta e deseja ampliar o seu alcance no digital. É para quem precisa de apoio integral para crescer online e escalar suas vendas e para quem procura por uma solução enterprise para consolidar sua presença digital. Temos a solução para negócios de vários portes e segmentos de atuação. De empreendedores individuais a empresas globais, de itens feitos à mão a eletrônicos produzidos aos milhares.  Tem olist pra todo mundo!

Soluções Olist

O segredo está em identificar qual é a solução do Olist que melhor atende o seu momento atual. Aquela que vai gerar os melhores resultados para você e seu público agora. Dito isto, leia sobre cada uma das soluções Olist a seguir.  Identifique qual delas mais tem a ver com o seu perfil de negócio. Depois, deixe seu comentário pra gente trocar uma ideia! Ecossistema-Olist

1. Olist Store

Em termos gerais, olist store é um canal de vendas digital que está presente nos maiores marketplaces do país. Um grande descomplicador para qualquer lojista – online ou offline – que deseja vender nos principais marketplaces do Brasil. Entre eles estão nomes como Mercado Livre, Americanas, Casas Bahia, Shoptime, Ponto, etc. 

Com um único contrato é possível anunciar produtos nos sites das grandes redes varejistas, com todo o suporte em gestão, logística e atendimento ao consumidor finalCom Olist 

Ou seja: em vez de aderir ao modo de funcionamento de cada um dos marketplaces, pensando na adequação às regras e administração de pedidos e produtos de um em um, o olist store faz isso por você.

Como funciona o Olist Store?

Sabendo o que é olist store, chegou o momento de entender melhor como esta solução funciona. A proposta é simples: você escolhe o plano mais adequado para a sua operação, os produtos são cadastrados na plataforma e, então, anunciados em diversas redes varejistas do mercado brasileiro. 

O mais interessante é que, com o olist store, você centraliza a gestão completa da operação digital de vendas em marketplaces. Em outras palavras, gerencia múltiplos canais de vendas, pedidos realizados, itens em estoque, portfólio de produtos, envios, mensagens e comentários de forma integrada, em um só lugar. 

É claro que a cobrança dos planos, que podem custar menos de R$ 40 por mês, oferece uma série de recursos interessantes. É aqui que o Olist começa a atuar mais ativamente e, de fato, garantir que a sua marca seja um sucesso nos marketplaces. Clientes olist store têm no pacote vantagens como:

  • Alta reputação nos canais
  • Aumento da visibilidade
  • Maior alcance
  • Melhor ranqueamento nos buscadores
  • Integração com os principais ERPs

Com um só contrato, lojistas vendem seus produtos em vários marketplaces diferentes e acessam todos os dados da operação em um único dashboard. O olist store é indicado para quem quer iniciar, aumentar e/ou consolidar as vendas nos canais digitais. 

Entre os pré-requisitos estão a emissão de nota fiscal, CNPJ, atuação nas categorias permitidas (veja aqui a lista de produtos proibidos) e profundidade de estoque.

2. Tiny

O Tiny é um sistema de gestão ERP que centraliza as informações da empresa, organiza a rotina e torna as operações do dia a dia mais eficientes automatizando os processos. O sistema é voltado para o gerenciamento de empresas de pequeno e médio porte, que vendem produtos ou serviços tanto em lojas virtuais quanto em lojas físicas.

;

Com esta solução, sua empresa centraliza os pedidos de todos os seus canais de venda em um único lugar, com emissão de notas fiscais, controle de estoque, relatórios de gestão, organização financeira e muito mais! Além das funcionalidades básicas, Tiny conta ainda com diferenciais exclusivos, como:

  1. Armazenamento de dados na nuvem e segurança dos dados garantida por meio de datacenters
  2. Integração com plataformas de logística, marketplaces, soluções de pagamentos e muito mais
  3. Atendimento especializado e humanizado para conhecer o sistema
  4. Suporte especializado sem custo extra e central de ajuda completa
  5. Layout intuitivo e responsivo para computadores, tablets e smartphones

Tiny é um simplificador de tarefas de rotina com soluções únicas, desenvolvido para auxiliar nas necessidades de qualquer negócio. É possível testar gratuitamente todas as funcionalidades do sistema e garantir que esta é a melhor solução para a sua empresa, antes de efetuar a contratação.

3. Vnda

A Vnda é uma solução com ênfase em vendas ponta a ponta: plataforma para loja virtual e experiência de marca, desenvolvida para criar e-commerces, inclusive com operações omnichannel. A plataforma é voltada para empresas e marcas que já possuem experiência no mercado e buscam aumentar seu faturamento, garantindo liquidez de estoque, omnicanalidade e competitividade de forma escalável.

;

Além de todas as funcionalidades básicas que uma solução de e-commerce deve ter, a Vnda ainda se destaca pelos recursos tecnológicos e à frente do mercado: 

  1. Hiper-eficiência: soluções completas de logística e frete, com alta performance, preços competitivos e contratos exclusivos integrados ao e-commerce.
  2. Direct: prateleira infinita para o e-commerce, pedidos híbridos do físico e digital, guide shop e agentes externos.
  3. Growth Ready: ferramentas nativas de promoção, mídia e integrações; crescimento orgânico da marca, fidelização do cliente e aumento das vendas.

E somam-se à estes atributos, alguns diferenciais:

  • Suporte humanizado: equipe próxima e suporte por telefone, e-mail e chat
  • Equipe Tech: Vnda tem um grande time de especialistas totalmente dedicados ao desenvolvimento, suporte e manutenção dos e-commerces
  • Servidor Amazon (AWS) e uptime 100%: você não precisa se preocupar com servidor próprio que não atende altas demandas e picos de acesso. A Vnda cuida de toda a hospedagem com o melhor servidor disponível no mercado
  • Personalização total do layout: opção de template 100% customizado, conforme a necessidade de cada marca
  • Experiência de compra: checkout transparente e otimizado para conversão em poucos passos
  • API Aberta: além das +200 opções de integrações, o sistema é aberto, facilitando a criação de novas funcionalidades
  • Sistema de pagamentos: integração com diversos meios de pagamentos, além da ClearSale que conta com um serviço específico para gestão de risco

Agora só falta escolher as melhores soluções para o seu negócio…

Se você chegou até aqui, talvez esteja a um passo de se tornar uma história de sucesso no e-commerce brasileiro! Você sabe o que é olist, descobriu que temos soluções para todos os perfis de negócios, entendeu que não importa se você já é fera nas vendas online ou se está apenas começando. E, principalmente, está ciente que podemos te ajudar a chegar mais longe e mais rápido, com as ferramentas certas. Com base na leitura que acabou de fazer, quais seriam as soluções do ecossistema olist que mais se adequam à sua operação no momento? Faça sua aposta e converse com nossos especialistas!

    post anterior
    Gestão de frete: entenda o que é e qual sua importância
    próximo post
    Catálogo de produtos online: o que é e como criar
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.