O que é taxa de conversão e como ela impacta as vendas do e-commerce?


Avalie este post

-O que é taxa de conversão e como ela impacta as vendas do e-commerce

A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes e confiáveis para indicar o desempenho comercial de um e-commerce. Por meio dela é possível definir metas e mensurar a eficiência de ações de marketing, bem como avaliar o potencial da sua loja virtual para gerar vendas.

A taxa é calculada por meio da relação entre o número de visitantes do seu site e o número de compras que esses usuários realizam. O cálculo é simples: suponha que seu site recebeu mil acessos únicos em um dia, com a concretização de 30 vendas. Logo, a taxa de conversão média da sua loja é dada por 30 divididos por 1000 = 0,03 ou 3%.

Com esse número em mãos é possível estimar quantos visitantes são necessários para se atingir a meta de vendas em determinado período. Quanto mais elevada for a taxa, melhor é o desempenho do seu negócio.

Elevar esse índice, contudo, não é tarefa fácil. O comércio eletrônico fica cada dia mais concorrido, o que torna o processo de decisão do cliente muito mais complexo. Estar atento a alguns detalhes pode fazer toda a diferença nesse momento. Confira algumas dicas importantes para otimizar a conversão do seu site.

Priorize a experiência do usuário

Imagine uma loja física de roupas em que os setores masculino, feminino e infantil estão misturados, os provadores são pequenos e desconfortáveis, e as filas para o pagamento estão gigantes, pois não há caixas suficientes para atender tantos clientes. Uma loja virtual construída sem foco na experiência do usuário pode gerar frustração semelhante ao consumidor.

Para evitar esse tipo de problema, o site da sua loja virtual deve possuir um layout que facilite a navegação do usuário. Isso inclui a oferta de recursos como filtro de buscas visível, categorização dos produtos bem organizada, blocos de informações e de atendimento ao cliente com fácil acesso, facilidade na hora de finalizar a compra, entre outros.

contrate o olist agora mesmo

Promova campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para construir relacionamentos com os clientes e mantê-los informados sobre as novidades do seu negócio. Mas esse recurso também pode contribuir para ampliar a taxa de conversão do seu e-commerce.

O primeiro passo para adotar essa prática é inserir calls to action que permitam a captação dos e-mails dos visitantes. Para isso vale conceder algum incentivo, como um bônus na primeira compra. Conhecendo a jornada de compra desse potencial cliente, você pode fornecer conteúdos relevantes que incentivem a compra no momento certo. Eis algumas dicas de ações que podem ser desempenhadas:

  • Envie cupons de descontos para usuários de carrinhos abandonados.
  • Atualize seu cliente sobre a chegada de novos produtos ou promoções da sua loja.
  • Verifique o histórico de compras de seus clientes e envie ofertas de produtos de acordo com o perfil de cada consumidor.

Faça boas descrições de produtos

Antes de concluir qualquer compra pela Internet a maioria dos consumidores realiza uma pesquisa detalhada sobre o produto desejado. Por essa razão a aposta em uma descrição bem elaborada pode ser decisiva para o sucesso da sua loja virtual.

Como o cliente não pode tocar o produto nas vendas online, é preciso oferecer o maior número de detalhes possível, de modo dar confiança ao cliente para a conclusão da compra. No caso da venda em marketplaces a descrição é ainda mais importante.

Ao apresentar o produto, vale a pena evitar textos genéricos ou a simples replicação de dados disponibilizados pelos fabricantes. Além de apresentar atributos do item anunciado, inclua informações de uso e conservação do mesmo. Essa abordagem ajuda a melhorar o posicionamento da sua loja nas buscas orgânicas  e pode se converter em um diferencial.

Apresente boas fotos dos produtos

As fotos são como a vitrine da sua loja física, portanto a qualidade é essencial. Fotos genéricas, produzidas pelos fabricantes ou em baixa qualidade podem levar o consumidor a desistir da compra.

Com algumas dicas simples é possível produzir boas fotos. Invista em imagens reais, feitas por todos os ângulos, com boa resolução e de preferência, produzidas por profissionais especializados.

Apresente imagens que demonstrem a aplicação prática do produto. Para quem tem uma loja virtual de roupas, por exemplo, é interessante investir em fotos com modelos vestindo os looks. Dessa forma o consumidor terá uma boa noção do caimento das peças.

Conclusão

O sucesso de um e-commerce não é medido apenas com um elevado número de acessos. É preciso atingir uma boa taxa de conversão para garantir um resultado positivo sobre as vendas. Com algumas ações simples e monitoramento constante o lojista pode otimizar o resultado do negócio, estabelecendo metas e definindo as melhores práticas para dar consistência ao negócio.

Você ainda tem dúvidas sobre como otimizar a taxa de conversão? Compartilhe nos comentários. E se você tem outras ideias de temas para o blog, participe também.


+ Nenhum comentário

Adicione o seu