O que muda para o CONSUMIDOR na nova reputação do Mercado Livre?


O que muda para o CONSUMIDOR na nova reputação do Mercado Livre?
4.9 (98.33%) 12 votos

O que muda para o CONSUMIDOR na nova reputação do Mercado Livre?

Vigentes desde agosto de 2017, os novos critérios de reputação do Mercado Livre têm gerado grande expectativa para os usuários assíduos da plataforma.

Muitos vendedores têm se manifestado acerca das mudanças, mas ela também é fonte de dúvidas para quem costuma fazer compras na plataforma.

Nem todos os consumidores entenderam como está funcionando a avaliação de produtos e de vendedores, e como ela pode levar a uma experiência de compra mais segura e controlada.

Se você é comprador e tem dúvidas sobre como os novos critérios do Mercado Livre impactam você, não deixe de ler este post até o final.

contrate o olist agora mesmo

Por que as mudanças aconteceram?
 

No modelo antigo, o Mercado Livre operava em um sistema de qualificação mútua.

Após realizar uma compra, os consumidores realizavam uma qualificação do lojista (positiva, neutra ou negativa), que poderia estar acompanhada de um comentário.

O vendedor também podia fornecer uma qualificação acerca do consumidor, nas mesmas condições.

Caso um lojista acumulasse um grande volume de qualificações negativas, os anúncios perdiam visibilidade e a loja poderia até mesmo ser bloqueada.

Ou seja, para decidir se uma loja era confiável ou não, o consumidor só podia avaliar o volume de qualificações e os comentários de outros clientes.

Com base nisso, o Mercado Livre decidiu incorporar novos critérios para definir a reputação, de modo a gerar uma análise mais completa da experiência de compra e venda. Explicamos a seguir o que mudou:

1) Fim das qualificações

No modelo atual não existem mais as tradicionais qualificações, nem para o consumidor, nem para o lojista. Em caso de inconvenientes na compra, é possível acessar a opção “Tenho um problema”. Ainda será possível opinar sobre a postura do vendedor, como no exemplo abaixo:

Detalhes sobre como vai funcionar a opinião sobre os vendedores.

Detalhes sobre como vai funcionar a opinião sobre os vendedores.

2) Avaliação da experiência de compra

Além de opinar sobre o lojista, agora o Mercado Livre também permite que você fale sobre o produto que foi adquirido. Esse comentário será vinculado ao produto em si, e não ao vendedor. 

Exemplo de tela para opinião sobre o produto no Mercado Livre.

nova reputacao do mercado livre - tela de comentario do produto

Exemplo de tela de feedback sobre os produtos no Mercado Livre. 

3) Novo termômetro

Os critérios que influenciam o termômetro de reputação do Mercado Livre também mudaram. Lojistas que acumulem reclamações em excesso, registrem atrasos constantes nos envios ou tenham realizado menos de 3 vendas nos últimos 90 dias vão ficar nas piores cores.

E como identificar o melhor vendedor? 

O fim das qualificações não torna a compra de produtos no Mercado Livre mais insegura. Pelo contrário, o termômetro agora reflete não apenas a qualidade do lojista, como também sua pontualidade e constância nas vendas.

Mas para que a experiência de compra seja totalmente segura, é possível seguir outras dicas:

  • Verifique os comentários sobre o lojista: como ainda é possível opinar sobre os lojistas, vale a pena acessar o perfil do vendedor e avaliar os comentários de outros consumidores antes de efetivar a compra.
  • Avalie o volume de vendas: o lojista em questão possui um volume consistente de vendas? A loja conta com alguma medalha do Mercado Livre? Isso é indício de uma operação bem-estruturada, na qual você dificilmente encontrará problemas.
  • Observe o posicionamento dos anúncios: ao buscar por um produto no Mercado Livre, os primeiros resultados costumam estar relacionados a lojistas com uma performance de qualidade.
  • Faça perguntas: ainda tem dúvidas? Pergunte detalhes sobre o produto e a loja em questão, avalie as respostas e veja como o vendedor se comporta.

Conclusão: você tem mais informações

A nova reputação do Mercado Livre não precisa ser motivo de preocupação para os consumidores.

Os mecanismos de proteção ao consumidor, em caso de qualquer insatisfação, seguem ativos e disponíveis.

Mesmo sem a presença das qualificações, ainda é possível obter informações sobre os vendedores e realizar compras de forma segura e confiável.

A diferença é que agora os dados do termômetro fornecem mais detalhes sobre o vendedor em questão. E isso favorece a sua experiência de compra.

Quer entender mais detalhes sobre a nova reputação do Mercado Livre? Então, faça o download desse Guia de Bolso que explica tudo em detalhes!


1 Comentário

Adicione o seu
  1. 1
    Olavo

    Não sei exatamente se gostei do novo método do ML. Um pouco confuso. O sistema antigo para mim era mais fácil, você qualificava o vendedor já levando em consideração os atrasos, qualidade do produto e atendimento. Com esse novo método parece que isso foi deixado de lado pelo ML. Por exemplo, acabei de fazer um teste. Deixei minha opinião em um produto que comprei e lá mencionei o excelente serviço do vendedor. Para minha surpresa o ML exibiu uma mensagem pedindo para deixar de lado qualquer menção ao vendedor e só focar no produto. Não acho isso justo. Deixei os comentários dos dois.
    Espero ter ajudado.

+ Deixe um Comentário