Dicas de filmes para empreendedores que você precisa assistir!

Filmes para empreendedores

Mais do que entretenimento, o cinema é uma boa fonte de inspirações. Entre grandes produções, seja ficção ou documentários, há inúmeros filmes para empreendedores que  motivam, geram bons valores e trazem novas ideias de superação profissional. 

Há exemplos que vão desde as pequenas empresas, como um simples vendedor de sushi, até a história de grandes empreendedores, como Steve Jobs e Mark Zuckerberg. 

Em cada um desses filmes de superação profissional, podemos identificar ações e ideias inspiradoras de negócios disruptivos ou, simplesmente, de histórias que retratam a disciplina e a perseverança como principal pilar do empreendedorismo de sucesso.  

Tendo isso em vista, selecionamos dez filmes para empreendedores que narram histórias incríveis de pessoas que, apesar de todas as dificuldades, inovaram e conquistaram seu lugar ao sol. 

Confira a lista para aproveitar um dia tranquilo com ideias de superação e empreendedorismo.


10 filmes para empreendedores:


1. O Sushi dos Sonhos de Jiro (2011)


A primeira indicação desta lista é um documentário inspirador dirigido por David Gelb. O filme apresenta Juro Ono, um japonês de 85 anos, também conhecido como o mestre dos sushis. 

Ele é proprietário de um renomado restaurante, o Sukiyabashi Jiro, localizado em uma estação de metrô de Tóquio. O local, que recebeu diversos prêmios, serve pratos minuciosamente preparados e oferece aos clientes experiências gastronômicas únicas.

Extremamente perfeccionista, Juro Ono é exemplo de humildade, dedicação, disciplina e verdadeiro amor pela profissão. O japonês, que trabalha com sushis desde os 10 anos de idade, não perde o foco na busca pela receita perfeita. 

Para ele, o bom não é o suficiente. Por conta disso, O Sushi dos Sonhos de Jiro é um filme de superação profissional que com certeza irá motivar quem deseja empreender ou aprimorar seu negócio.


2. Startup.com (2001)


Esse documentário, de Chris Hegedus e Jehane Noujaim, retrata a meteórica trajetória da govWorks, empresa que propunha facilitar, por meio da internet, a relação entre a população e o governo. 

Fundada em 1998 por Kaleil Isaza Tuzman e Tom Herman, a companhia iniciou suas atividades com 8 funcionários e, em cerca de dois anos, ampliou a equipe para 250 pessoas. A obra é um exemplo do poder transformador e do potencial de crescimento do empreendedorismo na internet, que já ajudou diversas empresas. 

No olist temos muitos cases de sucesso como este. A Aaz House, fabricante de móveis, por exemplo, aumentou o faturamento em 1328% em seis meses com a nossa plataforma, otimizando processo e expandindo a presença da marca no mundo digital.

No filme é retratado como a govWorks recebeu investimentos milionários e tinha tudo para crescer ainda mais, mas, por conta de erros gerenciais e falhas na execução do serviço, acabou falindo em 2000. Nesse sentido, o documentário apresenta os meandros do desenvolvimento de uma startup, expondo riscos e conquistas, e serve de guia em relação ao que deve e não deve ser feito. 

Portanto, Startup.com é um ótimo filme para empreendedores e uma boa fonte de inspiração para quem está começando no mundo dos negócios.

3. De porta em porta (2002)


Esse é o filme perfeito para quem gosta de histórias de superação! 

Inspirado em um personagem real, o longa mostra as dificuldades enfrentadas por Bill Porter (William H. Macy), um homem com paralisia cerebral que, após muita insistência, consegue um emprego de vendedor. Por conta da deficiência, Bill precisa conviver com o preconceito, a rejeição e inúmeros outros desafios diários.

De porta em porta, dirigido por Steven Schachter, é emocionante, encorajador e repleto de ensinamentos. Bill Porter demonstra como humildade, paciência, determinação, disciplina e empatia são fatores essenciais a quem deseja alcançar seus sonhos. Se você está precisando de um ânimo extra, não deixe de conferir!

4. Steve Jobs (2015)


Dirigido por Danny Boyle, o longa retrata três fases da vida de Steve Jobs (Michael Fassbender), sócio-fundador da empresa Apple e gênio da tecnologia: 

  • O lançamento do Macintosh

  • A fundação da NeXT 

  • A divulgação do iMac


Diferentemente de Jobs — outro filme sobre o norte-americano, lançado em 2013 –, a história não abrange apenas a vida profissional do personagem. Mais intimista, é focada também em sua vida pessoal.

Esse pode ser considerado um dos grandes filmes para empreendedor à medida que comprova como coragem, foco e persistência são essenciais ao sucesso de qualquer negócio. 

Por fim, o longa também dá espaço ao impacto que o marketing tem sobre uma marca, já que Jobs sempre conseguiu cativar o público e a mídia, apesar de sua personalidade forte e controversa.

5. A Rede Social (2010)


Ainda falando em tecnologia e pioneirismo, é impossível deixar de citar A Rede Social, do diretor David Fincher. A obra narra o processo de criação do Facebook e expõe os dilemas vividos pelo seu fundador, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), um estudante de computação de Harvard.

Com a proposta de levar as interações entre pessoas para o mundo virtual, o Facebook se tornou a maior rede social do planeta — a plataforma tem, hoje, mais de dois bilhões de usuários, conforme levantamento do grupo Statisa

Assim como em Steve Jobs, o filme demonstra que a genialidade não garante a consolidação de uma marca. Mais do que criatividade, é preciso ter extrema dedicação para colocar o sonho em prática.

6. Joy: O Nome do Sucesso (2015)


O mundo dos negócios não é feito só de homens. Pelo contrário: apesar de todos os desafios, o empreendedorismo feminino no Brasil chegou à marca de 10,1 milhões de mulheres à frente de um empreendimento em 2021, de acordo com o Sebrae. Pensando nisso, não poderíamos deixar de lado filmes que retratam empresárias fortes e inspiradoras, como é o caso de Joy: O Nome do Sucesso.

Na obra, dirigida por David O. Russell, Jennifer Lawrence interpreta Joy Mangano, jovem divorciada e mãe de três filhos. Com uma vida difícil e repleta de conflitos familiares, ela acredita que seu destino é o fracasso. Entretanto, Joy inventa um esfregão revolucionário e, com ele, alcança o sucesso. 

Esse é um bom exemplo de filmes inspiradores para empreendedores por sua emocionante lição de superação e encoraja mulheres que desejam entrar e se destacar no mundo dos negócios.



7. Coco Antes de Chanel (2009)


Esse filme de superação profissional conta a história real e inspiradora de um grande ícone do empreendedorismo feminino. 

Desta vez, o filme é sobre Coco Chanel, estilista francesa e criadora da empresa que leva seu sobrenome. Como o próprio título indica, a obra, da diretora Anne Fontaine, é focada na fase anterior à fundação da companhia e narra a vida pessoal da protagonista, incluindo a infância pobre e os relacionamentos amorosos.

Coco Chanel quebrou paradigmas ao revolucionar o guarda-roupa das mulheres, tornando-o mais confortável e incluindo em suas coleções peças masculinas. 

A francesa tornou-se em um modelo de coragem, ousadia e determinação, e redefiniu a moda mundial. Portanto, seu exemplo não poderia ficar de fora da na nossa lista de filmes para empreendedores.

8. Um Senhor Estagiário (2015)


O mote dessa comédia, dirigida por Nancy Meyers, é o choque de gerações no mercado de trabalho. Robert De Niro interpreta Ben Whittaker, um viúvo de 70 anos que é contratado como estagiário sênior de uma startup de venda de roupas online

A história gira em torno de sua relação com a CEO da empresa, Jules Ostin (Anne Hathaway), e com os colegas de trabalho.O longa contrapõe a experiência “desatualizada” à jovialidade e inovação sem tanto conhecimento de mercado. 

Além da temática de gerações, a presença feminina no mundo dos negócios é bastante discutida, já que as angústias da líder da empresa são expostas ao espectador. 

De forma leve e divertida, o filme dá lições de empreendedorismo, liderança, inovação, inclusão e empatia.

9. Something Ventured (2011)


Com direção de Daniel Geller e Diana Goldfine, Something Ventured é um documentário sobre homens de negócios do Vale do Silício. 

A obra apresenta a história de um grupo de investidores de grandes empresas de tecnologia, como Apple, Atari, Google e Intel, e explica como funciona o capital de risco nos Estados Unidos.

No longa, destacam-se características intrínsecas à personalidade desses profissionais. Ser visionário, ousado e criativo e ter ampla visão de mercado parecem ser requisitos básicos para se destacar no segmento tecnológico. 

Esse é um bom exemplo de filmes para empreendedores que desejam expandir as fronteiras do próprio negócio e alcançar mercados liderados por empresas gigantes.

10. O Lobo de Wall Street (2013)


Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um ambicioso ex-corretor da Bolsa de Valores de Nova York que começa a trabalhar com a venda de ações de pouco valor. Por meio de técnicas nem sempre honestas, ele enriquece rapidamente e passa a desfrutar de um mundo repleto de excessos, com muito dinheiro, drogas e mulheres. 

Essa é a premissa de O Lobo de Wall Street, longa baseado em uma história real e dirigido por Martin Scorsese.

Depois de ler isso, você pode pensar: “Por que eu deveria assistir a um filme que retrata a vida de um trapaceiro?”. Bom, apesar de ter sido preso por fraude e lavagem de dinheiro, Belfort passa lições importantes aos empreendedores. 

A primeira delas é: aproveite as oportunidades que surgem pelo caminho. Além disso, a narrativa comprova a importância de pensar positivo, ter uma boa visão do futuro, adotar estratégias para alcançar o sucesso e, claro, agir com ética.

A lista de filmes para empreendedores pode ser a motivação que você precisava para abrir um negócio


A nossa seleção de filmes de superação profissional demonstra situações vividas em épocas diferentes, em países diversos e por perfis distintos. Isso mostra que a capacidade de botar a mão na massa e prosperar com um negócio próprio pode estar ao alcance de todos!

Atualmente, a transformação digital fez se descortinar um mundo de novas possibilidades com uma variedade de canais e marketplaces que podem colocar sua marca e seu produto à disposição de inúmeros consumidores com apenas alguns cliques.

O e-commerce vem ganhando cada vez mais adesão pela facilidade com que empreendedores driblaram as barreiras geográficas e o custo com ambientes físicos para vender com eficiência e alta lucratividade!

Portanto, além de filmes inspiradores para empreendedorismo, a vida real também nos traz inúmeros cases de sucesso. Esse foi o caso da farmacêutica Be Factory, que apostou em soluções do olist para impulsionar sua seu comércio virtual e aumentou o faturamento em 2500%, além de muitos outros empreendedores que crescem com a nossa solução. 

Confira a Websérie “Minha história que fala”, com relatos de empreendedores que fazem acontecer, diariamente, com a gente:




Nosso ecossistema ainda pode te ajudar a expandir ainda mais o alcance e exposição de seu negócio com soluções inovadoras, como a plataforma de e-commerce Vnda, o sistema de gestão Tiny e a solução logística olist pax.

Portanto, começar um novo negócio e conquistar clientes por todo o país é um recurso extremamente acessível que a transição para o mundo digital nos legou.

Hoje, mais do que nunca, tanto as inspirações quanto os meios práticos estão à disposição de quem deseja criar sua empresa.

Gostou das nossas indicações de filmes para empreendedores👉 Deixe nos comentários mais dicas de filmes inspiradores para empreender!

    post anterior
    Mercado Crédito: saiba tudo sobre o empréstimo do Mercado Livre
    próximo post
    Qual o futuro do boleto no e-commerce?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.