O que Steve Jobs, Simon Sinek e o Batman podem ensinar sobre vendas online?


O que Steve Jobs, Simon Sinek e o Batman podem ensinar sobre vendas online?

Um dos pilares para o sucesso de quem empreende online é buscar o aprendizado constante. É preciso entender e colocar em prática as frequentes transformações que ocorrem no universo da Internet para garantir a competitividade do negócio. Porém, nem sempre esse conhecimento é adquirido somente por meio de livros científicos ou manuais práticos. Fatos e situações cotidianas podem fornecer insights valiosos para aplicação no dia a dia empreendedor.

Você já parou para pensar em como um empresário, um palestrante e um super-herói podem ensinar como vender mais e melhor? O blog do Olist separou alguns ensinamentos dados por Steve Jobs, Simon Sinek e o Batman que podem ajudar a conquistar a alta performance em vendas. Confira abaixo:

Steve Jobs: Apresentações formidáveis como estratégia para vender

Steve Jobs morreu em 2011, mas sua história ainda serve de inspiração para muitos empreendedores em todo o mundo. Isso se deve as inúmeras inovações criadas por ele enquanto esteve à frente da Apple e também pelo seu estilo marcante de apresentação.

Jobs transformou os eventos de lançamento da Apple em grandes aulas de vendas. Ao anunciar os novos produtos da empresa ele sempre buscava transmitir mensagens fortemente emocionais. Para isso, se vestia de maneira sóbria e se expressava utilizando leves pitadas de bom humor para descontrair o público. Ao falar, ele também demonstrava publicamente a experiência que as pessoas teriam ao usarem os produtos.

Para Jobs, os eventos eram uma oportunidade de apresentar soluções para problemas do dia a dia. Por essa razão, ele costumava citar diferenciais dos produtos da Apple, comparando-os com os concorrentes. Um dos exemplos disso foi quando ele criticou os teclados dos celulares convencionais e exaltou a tecnologia de tela sensível ao toque incorporada no Iphone.

Como poucos, Steve Jobs conseguia aliar alto impacto perante o público com linguagem e recursos visuais simples. Ele também usava algumas palavras de efeito para dar ênfase a experiência que queria transmitir, como “fantástico”, “incrível”, “sonho”, entre outras.

Simon Sinek: A força de um propósito como forma de convencimento

Simon Sinek é um autor, palestrante e consultor inglês que atua nas áreas de liderança, motivação e gestão. Numa conhecida palestra do TED, ele expôs a teoria do círculo dourado, que mostra como grandes líderes inspiram ações. Um dos exemplos citados pelo especialista foi o da própria Apple.

O autor conta que encontrou um padrão de formas pensar, agir e se comunicar de algumas pessoas e organizações de sucesso. Sinek revela que esse padrão segue a seguinte ordem de perguntas, de dentro para fora do círculo dourado: por quê? (propósito da ação), como? (caminhos para ação) e o quê? (a ação propriamente dita). O palestrante ressalta que muitas empresas sabem o que fazem, mas desconhecem a razão pela qual existem.

contrate o olist agora mesmo

Para Sinek, a comunicação iniciada com “o quê” leva ao lugar comum, no qual todos os produtos ou serviços colocados em ação são iguais. Já a maneira de se comunicar conduzida a partir do “por quê” é única e gera um engajamento maior no público e nos funcionários.

Sinek avalia que isso ocorre pois as pessoas compram a razão ou o motivo pelos quais você oferece determinado produto ou serviço. O autor argumenta que o objetivo não é fazer negócios com todo mundo que precisa daquilo que você oferece, mas sim fazer negócios com pessoas que acreditam nas ideias que você transmite.

Batman: O aprendizado contínuo para se chegar à excelência

Batman é um dos super-heróis mais famosos das revistas em quadrinhos e do cinema. O “homem-morcego” é a identidade secreta do bilionário Bruce Wayne. Um dos principais ensinamentos gerados por ele é a necessidade do treinamento contínuo para se chegar à excelência.

Embora não tenha poderes sobrenaturais, Batman desenvolveu habilidades extraordinárias para lutar e se movimentar rapidamente. Para sua estratégia dar certo ele não agia por acaso, mas sim programando todos os passos das lutas que faria. Ele também recorria aos recursos tecnológicos mais inovadores para estar em vantagem frente aos seus oponentes.

No mundo das vendas, essa preparação intensa também pode ser colocada em prática para garantir um contato mais eficiente junto aos clientes. Assim como o Batman, também vale a pena contar com algumas “cartas na manga” para surpreender positivamente o consumidor e garantir mais negócios.

Conclusão

Apresentações formidáveis, um propósito bem-definido e muita determinação. Essas são as lições transmitidas por Steve Jobs, Simon Sinek e Batman que podem fazer a diferença na rotina de um vendedor. Isso também pode ser incorporado ao universo das vendas online como um caminho para se diferenciar dos demais concorrentes.

Conhece mais alguma ideia dessas três personalidades que pode ajudar a vender mais? Comente abaixo e não deixe de compartilhar este post!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu