Os 10 maiores mitos sobre vender na internet: parte 1


Avalie este post

Os 10 maiores mitos sobre vender na internet

Quando os negócios em uma loja física chegam ao limite de crescimento e o investimento para expansão se torna muito alto, a opção de vender na internet se torna um excelente caminho para buscar mais clientes. Com um faturamento de 41,3 bilhões de reais em 2015, os e-commerces já caíram no gosto dos brasileiros há muito tempo, graças a fatores como a comodidade, variedade de produtos e amplo leque de opções de pagamento.

Mas mesmo conhecendo as vantagens e o potencial de vendas do comércio eletrônico, muito lojistas ainda relutam em se aventurar nesse segmento. Muitas vezes a desconfiança ocorre devido a crenças que foram criadas por pessoas que não entendem do assunto ou por conceitos mal compreendidos. Neste post derrubamos alguns destes mitos que podem mudar a sua opinião sobre vender na internet.

A apresentação desses mitos é feita em duas etapas. Primeiro a discussão é voltada para quem nunca atuou no comércio eletrônico. E na segunda parte a conversa é direcionada para quem está começando a se aventurar nesse meio, mas ainda tem muitas dúvidas sobre como gerenciar um e-commerce. Leia e tire suas dúvidas:

1- As vendas na internet são dominadas por grandes empresas

É fato que as grandes marcas detêm uma parcela expressiva das vendas online, mas isso não torna seu negócio inviável. Apostando em produtos de nicho, preço competitivo, estratégias inovadoras de divulgação ou em uma entrega qualificada (overdelivering) é possível conquistar clientes de igual para igual.

Outra possibilidade é pegar carona nas grandes redes, oferecendo seus produtos nos marketplaces. Com isso pode-se aproveitar toda a infraestrutura já existente, como clientes fidelizados, a plataforma robusta, reconhecimento de mercado e investimentos em marketing e publicidade.

2- Preciso fazer grandes investimentos para vender online

Se você decidir apostar na criação de uma loja virtual completa, o investimento precisa ser alto para garantir a estabilidade, segurança e estrutura de gerenciamento de todo o sistema. Mas existem plataformas que facilitam todo o trabalho de administração de vendas e divulgação dos produtos, como inserção fotos e descrições ou o controle de preços e estoques. Isso tudo pode ser feito de modo intuitivo, com custo baixo e potencial de grande retorno. Em nosso Guia de Vendas Online para Iniciantes mostramos algumas dicas de como fazer isso.

contrate o olist agora mesmo

3- É um mercado muito complexo

Dominando as técnicas de vendas e gestão em uma loja física você poderá se adaptar facilmente ao universo do comércio eletrônico. Além disso, há diversos materiais educativos e ferramentas na internet que podem te ajudar a aprimorar ainda mais essas habilidades, principalmente nos aspectos de marketing para e-commerce, controle de contas e planejamento estratégico da loja online.

4- Vender na internet é arriscado e sem garantia de retorno

Um mercado que movimenta mais de 40 bilhões de reais por ano precisa ser seguro tanto para clientes quanto para os lojistas. E atualmente a maioria dos sites utilizam recursos que dão várias opções de pagamento para os consumidores sem prejudicar os vendedores.

No aspecto financeiro, o comércio eletrônico representa 3,3% das vendas totais do varejo no país. Além disso o valor médio gasto por consumidor (ticket médio) vem crescendo gradualmente, chegando a 388 reais em 2015, conforme dados da consultoria E-Bit. Com as estratégias corretas e as ferramentas adequadas para a gestão de uma loja virtual, parte desse dinheiro pode ser direcionado para você.

5- Um e-commerce vai concorrer com a minha loja física

Com um e-commerce você pode ampliar exponencialmente o alcance geográfico do seu negócio. Você passa a ter um público maior, que permite fechar mais vendas, e não o contrário. Não há risco de perder vendas na loja física, já que nesse caso podem pesar favoravelmente aspectos como um atendimento de qualidade e a entrega imediata dos produtos. É uma ótima estratégia de diversificação, principalmente para vender mais em momentos de crise econômica.

Conclusão

Não há dúvidas de a aposta em uma loja virtual pode ser decisiva para ajudar seu comércio a vender mais. E se você ficou interessado no tema, pode ler nosso Guia Completo de como Criar uma Loja Virtual de Sucesso.

E se ainda restou alguma dúvida sobre como a internet pode alavancar suas vendas, não hesite em conversar com a gente na caixa de comentários. Participe!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu