Plataforma de marketplace: dicas para escolher o melhor serviço


Plataforma de marketplace: dicas para escolher o melhor serviço
5 (100%) 4 votos

 Plataforma de marketplace: dicas para escolher o melhor serviço

Não existe alternativa: para vender em várias redes varejistas ao mesmo tempo é necessário utilizar uma plataforma de marketplace (ou marketplace platform, se você estiver buscando em inglês).

Ao anunciar produtos e receber pedidos de vários sites é necessário gerenciar uma série de informações e serviços, de forma simultânea e constante.

Dados de estoque, informações dos consumidores, códigos de rastreio, indicadores financeiros, prazos de envio, estabilidade de servidores e webservices, são apenas alguns exemplos de itens que o lojista precisa monitorar.

Para dar conta de tantos detalhes, a única opção é realizar um controle integrado, em uma única plataforma.

Há várias categorias de serviços que tentam resolver essa questão, tais como ERPs, integradores, softwares de gerenciamento e soluções descomplicadoras, como o Olist.

Em meio a tantas opções, é natural enfrentar dificuldades para escolher a solução com melhor custo-benefício e maior eficiência.

Pensando nisso, reunimos neste post alguns dos aspectos mais importantes a serem avaliados na hora de escolher a melhor plataforma de marketplace.

ESTÁ SEM TEMPO? QUE TAL OUVIR UMA NARRAÇÃO EM ÁUDIO DESTE POST?

contrate o olist agora mesmo

Objetivos e conhecimentos do lojista

Qual é a situação atual do seu negócio? Você já possui um site com boa reputação e um volume significativo de acessos? Ou trata-se de uma loja física que deseja conquistar um canal adicional de vendas?

Essas e outras questões vão influenciar o processo de escolha da sua plataforma de marketplace.

Caso você não esteja familiarizado com vendas online e toda a tecnologia envolvida nesse processo, é interessante oferecer serviços mais abrangentes.

Isso garante o suporte desde a etapa de negociação comercial até a gestão de pedidos e vendas.

No entanto, se você tem conhecimentos em tecnologia e uma operação de vendas consolidada, serviços pontuais, com os integradores, podem ser o suficiente.

Realidade do seu negócio

A reputação é um aspecto fundamental para a venda nos marketplaces. Um bom volume de avaliações, eficiência no atendimento e uma marca consolidada transmitem credibilidade e deixam o cliente menos receoso em efetivar a compra.

Nem todas as plataformas de marketplace oferecem auxílio nesse quesito. O resultado é que seus produtos até podem ser anunciados nas grandes redes varejistas, mas não haverá concretização de vendas.

Isso também precisa ser levado em conta na seleção da plataforma mais adequada.

Pacote de serviços oferecidos

A plataforma de marketplaces que você está interessado em contratar só conecta seu e-commerce aos grandes sites varejistas? Ou ela oferece serviços complementares, como contrato com os Correios, emissão de nota fiscal e controle de estoque?

É interessante avaliar os principais processos que compõem a rotina do seu negócio e verificar se eles podem ser simplificados ou barateados com o uso de uma plataforma. Assim você consegue refinar drasticamente a busca pelo serviço ideal.

canvas olist

Tecnologia utilizada na plataforma

A plataforma de marketplace que você pretende utilizar possui uma tecnologia de ponta? Trata-se de uma solução estável, sem bugs e com capacidade de lidar com um grande volume de dados?

É importante buscar a opinião de outros usuários ou contratar um período de testes para avaliar o serviço que você pretende contratar. Isso reduz as chances de você perder vendas em virtude de falhas no sistema de terceiros ficou fora do ar.

Atendimento e suporte oferecidos

No caso de problemas, o serviço contratado oferece canais de comunicação ágeis e disponíveis? Ninguém deseja enfrentar problemas, mas caso eles apareçam é preciso reagir rápido.

Avalie se há alguma diferença no nível de atendimento antes da contratação do serviço e após a concretização das primeiras vendas. Verifique em quanto tempo os tickets de suporte são respondidos e qual é a transparência da empresa em caso de falhas.

Expertise da equipe responsável pela plataforma

Os funcionários e gestores da empresa responsáveis pelo serviço entendem de vendas online e marketplaces? Eles têm um currículo de respeito ou experiências anteriores na área? Quantos clientes a empresa já atende?

Esse tipo de informação garante que seu negócio não está em parceria com aventureiros que podem acabar prejudicando suas vendas e sua reputação.

Preço: a plataforma justifica os preços cobrados?

Após cumprir todos os critérios acima a plataforma avaliada também é capaz de oferecer um preço competitivo para você?

Nesse mercado, cada empresa adota um modelo diferente de cobrança. Algumas trabalham com uma taxa de instalação (setup), seguida da cobrança de mensalidade. Outras cobram um valor fixo conforme a quantidade de pedidos aprovados. Existe ainda o modelo de comissão pelas vendas, que pode estar combinado ou não com as opções anteriores.

Faça simulações e avalie qual modelo de remuneração é o mais coerente com o seu volume de vendas e intensidade de uso da plataforma. Isso garante que você não vai enfrentar gastos desnecessários na sua empresa.

Conclusão

A escolha de uma plataforma de marketplace vai muito além do aspecto financeiro. A estabilidade do serviço, a eficiência no atendimento e a expertise no setor são decisivas para que você consiga entrar e faturar muito mais dentro das grandes redes varejistas.

Uma das opções com melhor custo benefício para quem deseja entrar neste mercado é o Olist. Criamos uma plataforma inovadora, que utiliza tecnologia de ponta, fruto de uma experiência de uma década nas vendas online. Nossa competência é reconhecida na forma de prêmios nacionais e mais de mil lojistas que utilizam e aprovam o serviço. A abrangência do serviço é outro destaque, já que oferecemos facilidades desde a negociação comercial até a gestão logística dos pedidos.

Este post em áudio:


Como você escolheu sua plataforma de marketplace? Compartilhe sua experiência nos comentários!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu