Por que nos preocupamos em construir uma empresa com cultura forte?


Por que nos preocupamos em construir uma empresa com cultura forte?
5 (100%) 9 votos

blog_cultura_G

Por Daiane Peretti

O que nos torna uma empresa tão acolhedora vai além do ambiente descontraído, da flexibilidade de horários ou ainda da Belinha (nosso dog) passeando pelo escritório durante o dia. Nosso modelo de trabalho tem se provado indispensável principalmente por um detalhe fundamental: estar alinhado aos valores, metas e objetivos de todos.

Não somos uma empresa convencional e nem pretendemos ser. Buscamos manter uma cultura que estimula a criatividade, a participação de todos e o aprendizado contínuo. Temos uma preocupação constante em disseminar a nossa cultura, sempre mantendo todos os Olisters na mesma direção.

Uma cultura forte pode impulsionar o crescimento da empresa, motivar os funcionários, trazer objetividade e fortalecer a superação de obstáculos. O contrário também é uma realidade. Quando a cultura não é bem estabelecida ou mesmo pouco compartilhada é comum haver improdutividade, tornando o ambiente de trabalho disfuncional.

Em empresas de grande porte, ou de crescimento muito acelerado, disseminar a cultura é ainda mais complicado.  As estruturas rígidas, a pouca permeabilidade de informações, a ausência de alinhamento e contratações/promoções malsucedidas podem causar estragos significativos ao negócio. Nesses 13 anos de RH em empresas de grande porte vi algumas vezes isso acontecer. Uma pessoa que não está alinhada ao negócio e apresenta comportamentos incompatíveis com o que a empresa deseja transmitir pode trazer prejuízos para a organização. Vi pessoas com ótimo perfil ficarem desmotivadas e até mesmo pedirem desligamento.

É com o alinhamento dos valores que os funcionários fazem a conexão com a empresa.  No Olist a responsabilidade por fomentar a cultura é missão dos gestores. E como fazemos isso? Com um trabalho de seminarista! Nossos valores estão presentes no nosso dia a dia e fazem parte do nosso DNA. Buscamos garantir que toda a equipe fale a mesma língua e siga na mesma direção. Sem o exemplo, dificilmente há adoção da cultura.

Para construir um time forte e adequado ao código cultural da empresa é preciso contratar pessoas certas.  Buscamos “gente como a gente”, pessoas que não têm medo de colocar a mão na massa, que querem fazer a diferença, pessoas curiosas e questionadoras. Podemos contratar o próximo sócio da empresa ou a pessoa que afundará a equipe. Portanto, contratar certo é um dos processos mais importantes para nós.

O fit cultural é pré-requisito para avançar no processo. Muitas vezes chegamos a receber mais de 500 candidaturas para 1 vaga. A decisão é tomada em conjunto com todos que participaram do processo. Tudo isso é feito para garantir a seleção da pessoa certa.

Além disso, somos uma empresa com crescimento acelerado e desenvolver o potencial das pessoas é fundamental. Nosso objetivo é fazer com que todos cresçam junto com o Olist. O analista de hoje é o coordenador e o gerente de amanhã. A trilha de carreiras no Olist é extremamente aberta. Não existe impedimentos. Existem pré-requisitos para cada posição e o crescimento está na mão do funcionário. Estimulamos o conhecimento, aguçamos a curiosidade, ajudamos a direcionar a escolha de cursos e formações.

Nos preocupamos em colocar as pessoas nas posições certas, na hora certa e formar bons líderes para que sejamos capazes de encarar as mudanças e construir uma estratégia vencedora. Nossos Olisters são desafiados diariamente com metas e objetivos claros, definidos trimestralmente e sempre alinhados com a nossa visão e missão.

Sim, nosso DNA é questionador, analítico, criativo, inovador e esta é uma empresa construída por todos. Somos um só time. Cada um tem papel fundamental na construção do nosso negócio, do nosso sonho.

Para garantir um alinhamento ainda maior, decidimos montar nosso Código de Cultura. Resolvemos fazer isso em conjunto com os Olisters, pois todos são responsáveis por este ambiente acolhedor. Soltamos um questionário com as seguintes perguntas: Quais palavras descrevem o Olist? Quais são as principais atitudes de um Olister? O que você mais gosta na empresa? O que fazemos melhor no Olist?

O resultado deste questionário foi a base e inspirou a criação do nosso Código de Cultura.

Ficou curioso(a)? Então venha conhecer mais sobre a Cultura Olist.

+ Nenhum comentário

Adicione o seu