Por que ser eficiente na logística do e-commerce favorece as vendas?


Por que ser eficiente na logística do e-commerce favorece as vendas?
5 (100%) 7 votos

Por que ser eficiente na logística do e-commerce favorece as vendas?

Um  dos diferenciais para garantir a longevidade de uma loja online é apostar em um bom relacionamento com os consumidores. Isso garante um posicionamento favorável para a marca, otimiza a retenção de clientes e estimula a geração de mais negócios. Mas, como nesse espaço a interação física é limitada, o desafio para garantir um atendimento de qualidade é maior. Nessa hora vale atentar a todos detalhes possíveis para se destacar, como a logística do e-commerce.

Imagine a cena: você compra o mais recente livro de seu autor favorito em uma loja virtual e, quando recebe o produto em casa, percebe que a embalagem está danificada. E, ao abrir, a capa do livro está totalmente amassada. O que você faria — além de devolver o produto imediatamente? Você voltaria a comprar nesta loja?

Provavelmente não.

Esse exemplo simples mostra a importância dessa etapa no processo de venda. A entrega é o momento em que o cliente mais alimenta expectativas sobre o produto e a loja. Frustrá-lo, nessa fase, pode gerar um dano permanente a reputação da loja.

Para não cometer nenhum deslize nessa etapa, confira as dicas abaixo que mostram porque o planejamento logístico é essencial ao seu negócio.

Um momento de angústia

A partir do momento em que o cliente escolhe um produto na loja virtual e faz o pagamento, começa um processo de angústia que dura até a chegada do produto. A loja pode minimizar essa ansiedade mantendo contato com o consumidor e fornecendo informações sobre o processo de entrega.

Isso fica mais fácil por meio da automação dos processos de informação, com sistemas que permitam consultas rápidas e atualizem o comprador sobre cada movimento da mercadoria. Para demonstrar empatia, uma medida simples que pode ser adotada é, após a confirmação da entrega por parte da transportadora, fazer contato com o cliente para confirmar a entrega do produto.

contrate o olist agora mesmo

Condições de entrega

A logística não se restringe apenas ao momento de entrega de um pedido. Ela começa na escolha das matérias-primas e dos itens que serão comercializados. Por essa razão, é preciso vender produtos que tenham condições de serem entregues. Se você utiliza os Correios, alguns objetos são proibidos de serem despachados, como brinquedos com determinados tipos de baterias. É importante fazer essa verificação antes de anunciar os produtos.

Outro aspecto relevante é a embalagem para envio dos produtos. Os itens devem ser acomodados com a maior segurança possível. Utilize isopor, papelão, plástico-bolha ou o que for necessário para garantir a integridade do produto durante o frete.

Gerenciamento de estoque

É preciso garantir que todas as informações sobre os produtos que estão no site ou na loja virtual estejam de acordo com o que existe no estoque físico, tanto em quantidade quanto em variedade (cores, modelos, opções, etc.). Isso evita o cancelamento de vendas ou atraso na entrega de produtos.

Para isso a melhor solução é apostar no controle. Realize inventários frequentes e faça um mapeamento dos itens com maior rotatividade. Defina gatilhos para compra constante dos produtos, evitando o desabastecimento.

Atente ao prazo e o valor do frete

Um dos principais diferenciais competitivos para uma loja virtual é um prazo curto de entrega. Apesar disso, mais importante do que a agilidade é o comprometimento. Atrasos na entrega podem gerar frustração ou até desistência da compra. O ideal é equilibrar o menor prazo com a maior qualidade e, sobretudo, não prometer o que não se pode cumprir.

Já o custo do frete tem papel fundamental na composição do preço final de um produto. A opção de frete gratuito é um diferencial para conquistar clientes, mas precisa ser bem avaliada, pois pode gerar prejuízo para a loja ou acréscimo no preço dos produtos.

Faça parcerias com especialistas

Se você não possui expertise ou tempo para administrar a logística do seu e-commerce, recorra aos especialistas. Assim, você ganha tempo para dedicar ao que realmente sabe fazer. Essa escolha deve estar de acordo com as características do seu produto, do seu público-alvo e, também, da capacidade tecnológica oferecida por cada parceiro logístico.

Uma opção simples e efetiva pode ser os Correios, devido à sua presença em todas as regiões do país e à confiança que as pessoas geralmente têm em seus serviços. Eles também oferecem várias modalidades de entrega.

Conclusão

O sucesso de uma loja virtual exige eficiência antes, durante e depois de cada venda concretizada. Por essa razão é inadmissível ser negligente na logística de entrega, sob o risco perder vendas e gerar um dano permanente a imagem do negócio. Reduzir os atritos com o cliente nessa etapa é um caminho simples e fácil para garantir uma retenção eficiente.

Ainda tem dúvidas sobre como otimizar a logística de entrega? Dê sua opinião nos comentários. E se você está tendo problemas com a retenção de clientes na sua loja virtual, não deixe de ler nosso artigo: A importância da logística reversa para e-commerces.


+ Nenhum comentário

Adicione o seu