Como organizar a gestão logística do meu e-commerce?


post image

Ter uma gestão logística bem delimitada é importante para qualquer negócio que deseje crescer e atender bem seus clientes. É ainda mais importante no e-commerce, uma vez que os hábitos dos consumidores mudaram durante a pandemia, gerando um aumento da procura online por produtos e, consequentemente, aumento de demandas de entregas.


No online, como não existe o contato direto entre lojista e cliente, podem ocorrer falhas durante o processo de venda e o cliente não receber o item que escolheu na loja, ou então receber com atraso. Para ter um negócio online bem sucedido, é necessário ter uma logística para e-commerce, se atentar para cada etapa e otimizar seus processos.


Portanto, se você deseja alavancar o seu negócio centralizando o seu cliente, além de garantir uma boa saúde financeira, entenda mais sobre o que é a gestão logística, quais os erros comuns de um e-commerce e conheça dicas para implementar agora mesmo na sua empresa. Boa leitura!




O que é gestão logística?


Gestão logística é o processo de administrar e controlar todas as movimentação de produtos de um negócio. Desde a compra de insumos para fabricar aquele item ou a compra do que é necessário para a realização de um serviço, até a entrega final para o cliente.


A logística, portanto, nada mais é do que uma garantia de que todos os processos da sua empresa sejam executados da forma mais eficiente possível — fornecendo uma maior autonomia e controle do fluxo de suas mercadorias.


Realizar esse processo pode ser simples ou pode necessitar de uma estratégia mais complexa, tudo depende de qual é o porte da sua empresa. Entretanto, desde o pequeno negócio até uma grande indústria, todos precisam de uma gestão de logística para que o negócio flua de maneira saudável e eficiente.


Ter uma boa organização auxilia a empresa a utilizar seus recursos de forma inteligente e, assim, evitar custos inesperados e desnecessários. Além, claro, de facilitar o dia a dia do negócio, deixando tudo organizado e garantindo a qualidade do produto e a satisfação do cliente.




6 dicas para organizar seu processo logístico


Agora que já sabe o que é gestão logística e qual o impacto em uma empresa, confira nossas 6 dicas indispensáveis para aplicar em qualquer negócio e garantir um bom planejamento estratégico.


Faça um planejamento prévio


Antes mesmo de começar as operações do seu e-commerce, é preciso que você faça um planejamento prévio e, assim, garanta que a logística saia da maneira correta e esperada. Isso é muito importante, porque realizar a organização das entregas quando as vendas já estão acontecendo, torna tudo mais difícil.


Por isso, comece seu planejamento estratégico mapeando quais e como serão suas operações. Coloque tudo no papel!


Por exemplo: para criar um negócio de roupas, é preciso de atendimento, identificação de estoque e envio. Além disso, é importante destrinchar ainda mais e criar um fluxo logístico para cada etapa.


Foque no cliente


Para organizar a logística do seu e-commerce, é muito importante focar no cliente. Ou seja, é preciso pensar na satisfação do consumidor como um todo, já que esse deve ser um dos objetivos do seu e-commerce.


Como a compra online pode gerar mais receio para os clientes, é preciso garantir que o cliente se sinta inteiramente protegido ao comprar na sua loja. Você pode garantir isso com um bom site, segurança ao navegar e um fluxo de compra o mais parecido possível com o offline.


Além disso, é preciso evidenciar o prazo de entrega, disponibilidade dos itens e a política de troca ou de devoluções. Assim como, deixar visíveis os selos de segurança do seu site.



Não esqueça da logística reversa


Seu negócio, inclusive, precisa considerar a logística reversa dentro do planejamento do e-commerce. Isso é fundamental, porque trocas e devoluções são mais constantes nesse modelo de venda do que naquelas realizadas em lojas físicas.


Por isso, considere como será a logística reversa para que você saiba como realizar trocas e devoluções no menor tempo possível e com custo dentro do esperado. Quanto mais tempo esse processo reverso consumir, piores serão os resultados — e mais frustrados seus clientes ficarão.


Escolha o operador logístico corretamente


Para organizar o processo logístico do seu e-commerce, você também precisa considerar quem será o seu operador logístico, se usará os Correios ou uma transportadora. Para essa decisão, é preciso entender o porte do negócio, considerar o seu fluxo de vendas e as dimensões dos itens a serem vendidos.




Quanto maiores forem os números de pedidos, maior é a necessidade de uma transportadora para atender às suas necessidades. Com essa escolha, você também será capaz de calcular o valor do seu frete, uma parte importante do processo logístico e de vendas.


Considere usar plataformas de envio


Como você já sabe, a entrega dos pedidos é uma das partes mais importantes de toda a cadeia logística. A boa notícia é que existem diversas empresas e plataformas específicas para facilitar o processo de envio de produtos.


Esses softwares fazem a intermediação entre o lojista e transportadoras parceiras, para que você possa oferecer ao cliente diferentes opções de entrega. Assim, ele poderá escolher o que melhor atende sua necessidade naquele momento.


Entretanto, é preciso manter o controle das entregas junto com seu planejamento. Uma boa maneira de fazer isso é contar com uma plataforma de gestão que integre com esses softwares. O Tiny oferece integração com diversos intermediários logísticos, como Melhor Envio, Frenet e Kangu, para que você centralize sua operação em um só lugar de forma simples e automatizada.


Faça parceria com especialistas


Se você não possui expertise ou tempo para administrar a logística do seu e-commerce, recorra às empresas especialistas em logística. Assim, você ganha tempo para se dedicar ao seu negócio de forma estratégica e encontrar novas oportunidades de otimizações para fazer seu negócio crescer.


A escolha de terceirização deve estar de acordo com as características do seu produto, público-alvo e, também, da capacidade tecnológica oferecida por cada parceiro logístico.


Erros comuns de logística em e-commerces


O ponto primordial para a satisfação do cliente e para o seu negócio alcançar bons resultados: a entrega do produto. Atrasos, fretes mal calculados e falta de rastreamento são apenas alguns dos erros comuns que acometem as lojas online, mas que podem ser evitados.




Demora na entrega


Há sempre uma grande expectativa por parte do cliente para a chegada de um item que foi adquirido online. Como essa transação comercial é feita sem que o consumidor tenha contato direto com o produto, existe uma ansiedade quanto à qualidade do item e o tempo que levará para chegar até a sua casa.


Por mais que o consumidor esteja ciente de que levará alguns dias até que o pedido seja entregue no endereço informado, a tolerância quanto a atrasos é mínima e costuma ser um dos principais fatores que o deixa insatisfeito. Isso pode afetar a reputação da sua marca.


Para evitar este tipo de situação, é importante que o sistema de logística esteja adequado corretamente à localidade de entrega, para que os prazos informados possam ser cumpridos. Ao calcular uma data, coloque uma margem de segurança de dois a cinco dias para que, caso haja alguma eventualidade, a entrega ainda seja feita no período acordado.


Agilidade é importante, no entanto, ela não tem mais valor do que uma expectativa não cumprida. Portanto, tenha atenção a este ponto para que forneça a melhor experiência possível para o seu cliente.


Falta de rastreamento


Outro erro de logística comum em um e-commerce é a falta de rastreamento de produtos. Quando o sistema de transporte não permite esse acompanhamento, as chances de aumentar a ansiedade dos clientes são altas.


Para evitar este tipo de problema e deixar o seu consumidor mais tranquilo quanto ao recebimento do item, contrate transportadoras que oferecem este serviço. Caso isso não seja possível, envie o material por meio do e-Sedex, um servidor dos Correios voltado para este tipo de empreendimento.


Com o número do protocolo de rastreamento em mãos, você poderá enviá-lo por e-mail ao consumidor ou disparar avisos automáticos informando o status da entrega. Além de passar segurança para o cliente, você consegue controlar o momento do recebimento e trabalhar o seu pós-venda, garantindo a melhor experiência possível.



Cálculo inadequado do frete


Um dos erros de logística no e-commerce mais graves é relativo ao cálculo do frete. Se ele for feito de maneira inadequada, é a sua empresa que deverá arcar com a diferença e assumir o prejuízo. Uma situação como esta não é nada favorável à lucratividade do seu negócio.


Portanto, para evitar estes problemas, é importante entender os diferentes tipos de fretes que existem para realizar uma escolha estratégica e controlar o valor final. Além de elaborar corretamente o cálculo através do site do Correios ou entrando em contato com sua transportadora responsável pelo processo de entrega.


Logística reversa falha


Compras feitas em um ambiente virtual, assim como em uma loja física, estão vulneráveis a trocas e a devoluções. No entanto, as chances são mais altas no e-commerce e o seu empreendimento deve estar sempre preparado para lidar com essas situações.


Para isso, todo dono de negócio deve conhecer os Direitos do Consumidor no comércio online e ter um sistema de processos capaz de fazer a logística reversa, realizar o envio de volta para sua empresa. Nestes casos, é importante que seu e-commerce esteja preparado para reintegrar o produto no sistema, arcar com as despesas (de acordo com as definições legais deste tipo de transação) e para qualquer outro procedimento necessário.


Vantagens de uma boa gestão logística


Agora que já elencamos os erros mais comuns em um e-commerce que não utiliza uma logística delimitada, vamos listar as vantagens que uma boa gestão pode trazer ao seu negócio. Confira abaixo!


Boas condições de entrega


A logística não se restringe apenas ao momento de entrega de um pedido. Ela começa na escolha das matérias-primas e dos itens que serão comercializados. Por essa razão, é preciso vender produtos que tenham condições de serem entregues.


Se você utiliza os Correios, alguns objetos são proibidos de serem despachados, como brinquedos com determinados tipos de baterias. É de extrema importância fazer essa verificação antes de anunciar os produtos na sua loja e entender o que você consegue ou não enviar.


Outro aspecto relevante é a embalagem para envio dos produtos. Os itens devem ser acomodados com a maior segurança possível. Para isso, utilize isopor, papelão, plástico-bolha ou o que for necessário para garantir a integridade dos itens durante a entrega e para o cliente receber com a mesma qualidade que saiu da sua loja.


Gestão de estoque eficiente


É preciso garantir que todas as informações sobre os produtos que estão no site ou na loja virtual estejam de acordo com o que existe no estoque físico, tanto em quantidade, quanto em variedade, como cores, modelos, opções, etc. Isso evita o cancelamento de vendas ou atraso na entrega de produtos.


Para isso, a melhor solução é apostar em um bom controle de estoque. Realize inventários frequentes e faça um mapeamento dos itens com maior rotatividade. Defina gatilhos para compra constante dos produtos, evitando o desabastecimento e a quebra de expectativa do lado do cliente.



Melhores custo e prazos de entrega


Um dos principais diferenciais competitivos para uma loja virtual é um prazo curto de entrega. Apesar disso, mais importante do que a agilidade é o comprometimento. Atrasos na entrega podem gerar frustração ou até desistência da compra. O ideal é equilibrar o menor prazo com a maior qualidade e, sobretudo, não prometer o que não se pode cumprir.


Já o custo do frete tem papel fundamental na composição do preço final de um produto. Fornecer a opção de frete gratuito é um diferencial para conquistar novos clientes, mas ela precisa ser bem avaliada, pois pode gerar prejuízo para a loja ou acréscimo no preço dos produtos — o que causará o efeito contrário do esperado, distanciando os clientes.


Quer saber mais sobre como realizar entregas rápidas e eficientes? Confira o vídeo:



Logística eficiente é sinônimo de sucesso


O sucesso de uma loja virtual exige eficiência de todos os processos: antes, durante e depois de cada venda concretizada. Por essa razão, é muito importante ter uma boa logística de e-commerce para garantir a melhor experiência ao usuário e reduzir atritos, uma vez que a satisfação do cliente é o objetivo central do seu negócio.


Para saber mais sobre este tema, que é tão crucial para a sua lucratividade, baixe nosso guia gratuito de logística para e-commerce clicando no botão abaixo:




Além disso, você pode contar com o Tiny ERP para integrar sua logística com as principais áreas do negócio, como pedidos e financeiro, para controlar tudo de forma integrada. O Tiny também centraliza pedidos de todos os seus canais de venda em um único sistema, emite notas fiscais, controla o estoque, gera relatórios e muito mais. Clique aqui e ganhe 30 dias de teste grátis!



    post anterior
    Como fazer o planejamento estratégico de meu e-commerce?
    próximo post
    Gestão integrada no ecommerce: o que o processo produtivo tem a ver com suas vendas
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.