Pós-venda: Como fidelizar clientes no seu e-commerce


Pós-venda: Como fidelizar clientes no seu e-commerce

Adquirir novos clientes pode custar de 5 a 7 vezes mais do que fidelizá-los e, com isso, torná-los consumidores recorrentes. Se o seu e-commerce está constantemente tendo que captar novos clientes porque quem já consumiu não faz novas compras, é um sinal de que você está perdendo dinheiro. Por sua vez, o pós-venda é uma prática indispensável. Se você quiser que os consumidores voltem sempre, algumas práticas como entregar algo a mais e garantir bom atendimento permitem que esse objetivo seja alcançado.

Como você pode fidelizar clientes no seu e-commerce? Descubra com o nosso artigo de hoje!

Adote o overdelivering

O overdelivering é a prática de entregar ao cliente mais do que ele contratou. Imagine, por exemplo, que o consumidor fez uma compra em seu e-commerce, com prazo de entrega de 10 dias úteis.

Porém, com a oferta de uma solução de overdelivering, a entrega ocorre em apenas três dias, garantindo máxima satisfação do cliente. Outra prática de overdelivering inclui enviar brindes relativos à compra ou mesmo o produto já configurado. Com isso, o cliente se surpreende positivamente sobre a experiência e sente mais vontade de comprar novamente.

contrate o olist agora mesmo

Capriche no atendimento

O cliente quer ser ouvido e saber que suas necessidades serão atendidas e seus problemas resolvidos. Por isso, para fidelizar consumidores no seu e-commerce, é fundamental que você tenha um atendimento de qualidade para garantir que o cliente tenha uma boa experiência e queira voltar.

Uma possibilidade é a de oferecer várias formas de atendimento, como e-mail, chat online e redes socais. Também é importante que o atendimento seja preparado e aja de maneira rápida. Com isso, encara-se o atendimento como uma ferramenta fundamental para o sucesso.

Valorize a fidelidade

Para fidelizar os clientes no seu e-commerce, é preciso que você valorize o seu consumo de maneira superior ao que você faz com os novos consumidores. Como isso é possível?

O uso de cartões de fidelidade que acumulam pontos ou o oferecimento de descontos para a próxima compra são exemplos que ajudam a garantir que o cliente esteja sempre por perto. Por isso, invista em criar programas que valorizem as compras e clientes recorrentes, porque dessa maneira você terá mais consumidores fiéis ao seu e-commerce.

Crie um relacionamento

No e-commerce, o cliente precisa dar o seu e-mail e é bem provável que ele aceite receber ofertas e novidades com alguma regularidade. Então, por que não aproveitar esse canal direto para a fidelização?

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para que você ofereça ofertas exclusivas e condições especiais de acordo com o padrão de consumo do cliente. Além disso, você também pode fornecer informações úteis para o cliente, indo além de uma proposta meramente comercial. Dessa forma, você cria um relacionamento com o consumidor, aumentando as chances de fidelização.

Tenha uma logística bem preparada

Entretanto, todas essas estratégias não terão nenhum resultado se a sua logística não for altamente preparada. Uma logística mal planejada resulta em itens que não chegam ou que chegam com atraso, assim como uma indisponibilidade constante de itens.

Dessa forma, a fidelização dos clientes no seu e-commerce precisa incluir, necessariamente, uma logística de qualidade e muito bem estruturada. Com uma gestão de estoque eficiente, um processo de entrega rápido e uma política de troca clara, você garantirá consumidores satisfeitos e potencialmente fidelizados.

Fidelizar clientes no e-commerce é fundamental para que você consiga crescer e manter-se bem posicionado no mercado, já que isso ajuda a diminuir o custo de aquisição de cliente. Nesse sentido, qualidade de atendimento, valorização do consumidor e logística bem preparada são indispensáveis para que os clientes queiram voltar e adquirir novos produtos em sua loja.

Quais são as suas práticas de pós-vendas? Está encontrando dificuldades em fidelizar clientes? Conte para a gente nos comentários!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu