Posicionamento de anúncios nos marketplaces: como chegar ao topo?

Posicionamento de anúncios nos marketplaces: como chegar ao topo!

Contar com a credibilidade e o volume de acesso dos grandes e-commerces é o primeiro passo para conquistar o sucesso no comércio online. Mas um bom desempenho nas vendas em marketplace também depende de outros atributos, como um bom posicionamento dos anúncios nos marketplaces, garantindo uma boa visibilidade deles e da loja dentro dos sites varejistas.

O crescente número de lojistas que escolhem essa modalidade de venda online tem contribuído para um aumento na oferta de produtos e na quantidade de vendedores exibidos nos sites. Por essa razão, a maioria dos portais passou a incorporar critérios de classificação e ranqueamento, que geram maior visibilidade e ampliam as possibilidades de venda para quem cumpre determinados critérios.

Neste post você vai entender quais os critérios de posicionamento mais comuns nos principais marketplaces e como é possível se destacar em cada um deles. Acompanhe!


1) Produza títulos e descrições qualificados 


Ao entrar no site de um grande e-commerce para pesquisar sobre determinado item, é muito provável que o consumidor inicie a jornada de compra no mecanismo de busca. Por essa razão, é fundamental que os títulos dos anúncios contenham as palavras-chave com melhor associação para aquele produto.

Crie títulos que tenham relação direta com o item, utilizando termos que correspondam às buscas mais comuns. Mas não esqueça de respeitar as regras dos marketplaces, que definem desde termos e caracteres restritos até a quantidade de atributos que podem ser apresentados.

O mesmo se aplica para as descrições. Elas devem conter informações detalhadas do produto, contemplando as palavras-chave presentes no título e facilitando o processo de identificação por parte do consumidor.

2) Construa uma boa reputação para a loja


A reputação da loja é outro atributo levado em conta pelos principais marketplaces para definir o posicionamento dos anúncios. Isso tem relação direta com o processo de pós-venda. Se há uma taxa elevada de pedidos cancelados ou muitos consumidores fornecem avaliações ruins, isso vai impactar a visibilidade dos produtos.

Em determinados marketplaces uma nota abaixo da média pode resultar até mesmo no bloqueio da buybox. Por esse motivo é fundamental oferecer um bom atendimento ao cliente, de modo a garantir avaliações com nota máxima. Uma mensagem de agradecimento ou a oferta de algum brinde são ações que podem contribuir para isso.

Também é importante oferecer um atendimento qualificado em situações desfavoráveis, como o atraso de um envio ou um pedido de troca ou devolução. Nesses casos, o cliente tende a adotar uma postura mais crítica, que só pode ser revertida com uma boa experiência de serviço.

3) Mantenha um bom volume de itens em estoque


O volume disponível do produto anunciado é mais um critério importante para um posicionamento dos anúncios. Isso ocorre pois os marketplaces tentam ao máximo evitar a ruptura de estoque, quando um item se torna indisponível para venda.

Sendo assim, invista na profundidade de estoque e informe uma quantidade de itens disponíveis que seja realista. Para otimizar essa estratégia vale a pena recorrer a recursos como a Matriz BCG, que ajuda a sinalizar quais produtos têm o maior potencial de venda e demandam mais atenção.


4) Ofereça boas condições de frete


As condições de frete para os produtos vendidos também impactam a visibilidade dos anúncios. É importante levar em conta qual o valor médio de envio do produto (tanto nominalmente quanto em proporção ao preço total do item) e também o prazo médio de entrega.

Se o frete estiver acima de média de mercado ou o prazo for demasiado alto, vale a pena fazer ajustes. Do contrário, é provável que as taxas de conversão caiam drasticamente, prejudicando a visibilidade dos anúncios.

5) Defina um preço de venda competitivo


Esse item ficou para o final propositalmente. Embora se trate de um aspecto muito importante no posicionamento dos anúncios, o preço não é o único critério a ser levado em conta para uma boa visibilidade. Não é difícil encontrar casos de produtos que ocupam a primeira posição nas páginas dos marketplaces mesmo sem oferecer o melhor preço.

O consumidor tolera pagar um pouco mais em troca da segurança no processo de compra. Mas a precificação deve ser feita com bom-senso. Se a loja é eficiente em todos os aspectos citados anteriormente, não há problema nenhum em praticar uma média de preços acima da média de mercado. Entretanto, se mesmo seguindo todos esses critérios a performance for ruim, vale a pena fazer mudanças nos preços.

6) Observe as particularidades de cada marketplace


Os fatores listados até aqui são genéricos, sendo relevantes para os principais marketplaces do Brasil. Entretanto, alguns canais possuem particularidades que também influenciam o posicionamento do anúncio. Confira alguns exemplos:

  • Uso de algum serviço vinculado ao canal, como um operador logístico;

  • Exigências específicas na composição de anúncios, como a presença de uma tabela de atributos, por exemplo;

  • Oferta de melhores condições de pagamento, como o parcelamento;

  • Entre outros.


Conhecer os critérios específicos de cada site é importante para garantir uma performance ainda melhor dos anúncios. Para isso, deve-se acompanhar os canais de comunicação dos principais marketplaces, já que há atualizações constantes nesses fatores.

Conclusão: vários fatores definem o posicionamento dos anúncios nos marketplaces


Um anúncio bem posicionado dentro dos marketplaces está diretamente relacionado ao esforço do lojista para conquistar esse espaço privilegiado. É importante acompanhar o posicionamento dos produtos após a publicação, identificando pontos de melhoria e realizando otimizações.

Entretanto, também é importante levar em conta os fatores externos, como a concorrência. Itens vendidos por muitos lojistas fatalmente vão gerar um desafio maior de posicionamento. Mas, mesmo nesses casos, é possível realizar intervenções mais expressivas, como o uso de recursos de publicidade nos marketplaces.

Com essas ações é possível conquistar mais facilmente os consumidores dos grandes e-commerces, contribuindo diretamente para um aumento na conversão.

Quer entender melhor como funciona a taxa de conversão no e-commerce👉 Preparamos um post completo sobre o tema!
    post anterior
    A plataforma do Olist está cada dia mais completa e integrada! – Últimas do Olist #11
    próximo post
    Grandes Listas Olist: especial produtos de bebês para revenda!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.