Qual o prazo de publicação de um produto nos marketplaces? (descubra nossa dica secreta!) 


Qual o prazo de publicação de um produto nos marketplaces? (descubra nossa dica secreta!) 
5 (100%) 12 votos

Qual o prazo de publicação de um produto nos marketplaces? (descubra nossa dica secreta!) 

Você decidiu que é hora de investir nas vendas em marketplaces e está seguindo à risca todos os passos dessa jornada. O contrato comercial foi firmado, a estrutura operacional está organizada e os principais itens para venda já estão cadastrados no canal. Surge então a dúvida: qual é o prazo de publicação dos produtos nos marketplaces?

Essa incerteza é muito comum para a maioria dos lojistas. Trata-se de um momento de muita expectativa, pois depois de realizar toda a preparação para vender nas grandes redes varejistas é hora de colher os resultados e começar a receber os pedidos.

A grande verdade é que não existe resposta exata para essa pergunta. Não há como definir um prazo fixo entre o cadastro do produto e a publicação no respectivo marketplace. Por essa razão o mercado considera uma média entre 5 e 40 dias para que o anúncio esteja no ar. Mas se tratando de uma média, nada impede que isso aconteça em mais ou menos tempo.

Essa estimativa pode parecer frustrante em um primeiro momento mas, ao entender todas as variáveis envolvidas no processo de publicação, será mais fácil entender o motivo dessa amplitude.

Neste post você vai compreender os principais fatores que envolvem a publicação de um produto nos marketplaces. E como bônus, você também vai conhecer um segredo que pode resultar na publicação em tempo recorde dos seus produtos nos canais. Acompanhe! 

contrate o olist agora mesmo

Já existem outros fornecedores vendendo seu produto? 

Todos os produtos que são anunciados nos marketplaces devem estar associados a um código de barras EAN. Esse código é padronizado e serve para simplificar a identificação de um item. Um determinado modelo de celular não pode estar associado a dois códigos EAN distintos, por exemplo.

Se você deseja vender um produto que já está sendo comercializado nos marketplaces, é bem provável que o EAN correspondente a esse item já esteja registrado. Isso significa que existe um cadastro de produto associado a esse produto (com título, descrição e fotos). Esses dados já foram validados internamente pelo canal, portanto estão livres de qualquer erro.

Nessa circunstância, se você cadastrar o produto na sua loja o marketplace só terá que validar a correspondência das informações apresentadas. Ou seja, seu cadastro deve ser similar ao cadastro do produto que já está no canal. Esse processo é mais simples, portanto, você tende a iniciar as vendas maias rapidamente.

Por outro lado, se você está cadastrando um EAN que ainda não existe nos marketplaces, o processo de validação envolve mais variáveis. Será preciso avaliar e validar todos os dados de cadastro antes da publicação. O canal tem que se certificar se o produto está categorizado corretamente, se o item tem comercialização permitida, se as regras de direitos autorais estão sendo cumpridas, entre outras questões. Isso pode acabar elevando o tempo de espera. 

O cadastro do anúncio foi feito corretamente?

Todos os marketplaces possuem regras específicas para o cadastro dos produtos nos canais. Elas se aplicam para os títulos, descrições e fotos. É proibido inserir informações como email ou telefone de contato. Em alguns sites também há restrição de caracteres especiais e códigos HTML, por exemplo.

Caso qualquer uma dessa regras seja descumprida, o anúncio é devolvido para correção. Com isso, naturalmente o processo de publicação fica mais longo, já que será necessário fazer as correções e enviar o produto novamente. 

venda_mais_com_olistSua loja utiliza uma tecnologia de ponta?

Se você deseja utilizar plataformas de terceiros para cadastrar os produtos nos marketplaces, é preciso conhecer a tecnologia por trás desse serviço. A plataforma precisa estar homologada nos canais. Também é importante que ela ofereça agilidade no processamento dos dados, sem bugs que prejudiquem a performance. Do contrário, podem surgir problemas que fatalmente irão atrasar a publicação dos produtos nas grandes redes varejistas. 

O canal tem uma alta demanda de cadastros?

Você não é o único lojista que está enviando produtos para o marketplace. Ainda que os canais estejam preparados para lidar com um grande volume de dados, existem momentos de pico que eventualmente podem afetar o tempo de publicação. Avalie o horário e o momento em que o cadastro dos produtos está sendo feito para evitar que isso prolongue a espera.

Pool de produtos do Olist: O SEGREDO para acelerar a publicação nos marketplaces 

Se você tem pressa para ver seus produtos publicados nos marketplaces, o Olist tem uma solução que pode garantir um cadastro em tempo recorde para determinados produtos: o pool de produtos.

Para entender como funciona esse sistema, é importante relembrar como funciona a publicação de anúncios via Olist:

  • Primeiro você preenche os dados de cadastro do produto na nossa plataforma e envia para moderação;
  • Uma vez revisado e aprovado pela equipe do Olist, o cadastro é enviado para os marketplaces;
  • Após a aprovação nos marketplaces seu produto estará no ar.

Se você deseja vender um produto que já é comercializado pela loja Olist nos marketplaces, o pool de produtos vai importar automaticamente todos os dados de cadastro daquele item. Basta que você preencha o respectivo código de barras EAN e depois informe os dados de preço, estoque, dimensões de embalagem e prazo operacional. Assim você consegue ganhar tempo já no cadastro dos produtos.

Uma vez aprovado o cadastro, seu produto entra na concorrência interna com os demais lojistas do Olist que também vendem aquele item. Essa concorrência é baseada em três fatores: preço, estoque e prazo de entrega. Se você oferecer as melhores condições, a publicação ocorrerá imediatamente, pois esse anúncio já está ativo nos marketplaces.

Ou seja: se você cadastrar na plataforma do Olist um código de barras EAN de um produto que já faça parte da loja Olist, é possível começar a vender em tempo recorde! E isso não vai descumprir nenhuma regra dos marketplaces.

Conclusão

Ao iniciar suas vendas em marketplaces você precisa administrar as expectativas quanto a publicação dos anúncios nos canais. Conhecendo as variáveis desse processo será mais fácil aguardar sem frustrações.

Mas isso não impede que a sua loja busque estratégias de otimização. O pool de produtos é uma solução exclusiva do Olist que pode garantir uma publicação em tempo recorde caso você ofereça condições competitivas para um item que já é vendido na nossa comunidade.

Quer testar o pool de produtos do Olist? Então solicite uma consultoria gratuita agora mesmo e nossos consultores vão mostrar na prática o funcionamento desse sistema.


+ Nenhum comentário

Adicione o seu