Pré-venda e pré-lançamento: o que é e como fazer no e-commerce?

Pré-venda e pré-lançamento: o que é e como fazer no e-commerce?

Pré-venda ou pré-lançamento é o comércio limitado de determinado produto ou serviço, para um grupo específico, em um período de tempo que antecipa o lançamento comercial. A prática serve para gerar expectativa perante determinado item ou para testar a demanda e a operação antes da venda massiva. 

A crescente concorrência no e-commerce exige criatividade dos empreendedores para conquistar relevância e atrair clientes. Do contrário, é fácil cair na mesmice e obter resultados medíocres.

Nesse contexto, é fundamental entender o comportamento e as características dos consumidores. Isso permite a criação de estratégias direcionadas e mais efetivas em termos de conversão.

É justamente aí que se encaixa a pré-venda. Trata-se de uma excelente prática para ampliar a percepção de valor junto ao consumidor, estimulando um aumento nas conversões.


Entendendo a pré-venda


Muitas empresas concentram todos os seus esforços de divulgação e venda apenas em produtos que já estão há algum tempo no portfólio do negócio.

Embora esse modelo garanta maior previsibilidade, sua aplicação é limitada. Ampliar a divulgação em torno de um produto nem sempre vai garantir um aumento proporcional em vendas e faturamento.

Determinados itens geram expectativa e desejo antes mesmo de estarem a venda. É aí que a pré-venda se aplica.

Ele permite gerar demanda para produtos que ainda não foram lançados, mas que já possuem data certa para entrar no mercado.

Fazendo uma pré-venda de sucesso


O principal pilar para uma pré-venda de sucesso é a divulgação. Os clientes precisam saber com antecedência que um produto está sendo lançado no mercado.

É preciso fazer uma comunicação constante de que o prazo de lançamento está se aproximando, estimulando os demais consumidores a também concretizarem compras.

Recursos como o e-mail marketing, a postagem em redes sociais e a criação de um hotsite são ótimas ferramentas para promover esse diálogo. Mas para que eles sejam efetivos vale a pena atentar a alguns fatores:

Comunicação clara e detalhada


É importante comunicar adequadamente os consumidores que a compra será feita no modelo de pré-venda. Do contrário eles poderão sentir-se enganados ao adquirir um artigo que não terá entrega imediata.

A página de venda deve detalhar aos clientes que a mercadoria ainda não está disponível, bem informar as condições de envio e prazo. Apresente uma data estimada para o despacho do produto e uma possível previsão de entrega.

Também é preciso definir políticas de desistência, cancelamento e troca do produto, para evitar surpresas.

Gatilhos de escassez e exclusividade


Para ser bem-sucedido o pré-venda precisa gerar desejo frente aos consumidores. Para isso é interessante utilizar dois gatilhos mentais: exclusividade e escassez.

A exclusividade indica que o cliente será privilegiado, ou seja, receberá algo que a maioria não tem. Uma boa opção para isso é criar uma edição limitada, por exemplo.

Já a escassez visa gerar a percepção de urgência no consumidor. Aqui o recurso da edição limitada também é útil, mas ele pode ser associado a outros fatores como uma contagem regressiva ou uma mensagem que sinalize o número de unidades ainda disponíveis.

Cautela com o estoque e a operação


estoque precisa estar precisamente dimensionado para o pré-venda. Se outras lojas também estão participando do mesmo lançamento, pode haver incerteza sobre quantas unidades serão efetivamente distribuídas.

Evite esgotar todo o estoque nessa venda inicial. Garanta uma margem de segurança para administrar casos como avarias e trocas.

Outro ponto relevante é o planejamento operacional. Caso o pré-venda seja bem-sucedido, haverá um pico de vendas em um curto intervalo de tempo. Portanto, seu negócio precisa estar preparado para executar o packing e envio sem atrasos.

Deste modo você evita reclamações e favorece a reputação da loja.

Conclusão


Uma pré-venda bem planejada pode garantir um grande impulso nas receitas de um e-commerce. Mas essa é uma ação estratégica, que exige planejamento e foco total no bom atendimento ao consumidor final.

É importante que a pré-venda não seja banalizada, para que ela não se torne algo corriqueiro para os consumidores. Uma boa solução para isso é fazer um cronograma para essas ações, privilegiando momentos de menos vendas. Assim seu negócio tem maior estabilidade e previsibilidade nas vendas.
Você tem alguma dúvida sobre como fazer o pré-venda em seu e-commerce? Deixe seu comentário!
    post anterior
    Qual o melhor marketplace para vender em 2022? Conheça as principais opções!
    próximo post
    Perfil: você é um lojista medíocre, bom ou fora da curva?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.