Psicologia das cores e e-commerce: qual o efeito sobre as vendas?


Psicologia das cores e e-commerce: qual o efeito sobre as vendas?

O layout de um site é um dos fatores que exerce maior influência sobre o julgamento e a decisão de compra dos consumidores em determinado e-commerce. Ele é um dos principais aspectos que o cliente leva em conta para definir se determinada loja possui credibilidade e também pode fornecer estímulos poderosos para gerar mais conversões.

Na base do processo para a composição de um layout de qualidade está a psicologia das cores. Por meio dela é possível estimular determinadas emoções no usuário, conduzindo-o em uma trajetória capaz de levar a efetivação da compra.

Por essa razão, dominar os aspectos básicos da psicologia das cores é essencial para um bom desempenho nas vendas online. Os principais tópicos sobre esse assunto serão explorados neste post.

A psicologia das cores em números

A consultoria Kissmetrics, autoridade em análises sobre o comportamento do consumidor, realizou um estudo indicando que cerca de 93% dos consumidores escolhem comprar um produto por causa da sua aparência, enquanto 6% também avaliam a textura e 1% ponderam o cheiro.

Dentro dessa mesma avaliação, o aspecto mais importante em termos de aparência para 85% dos consumidores é a cor. Esse critério é baseado no fato de que uma pessoa faz uma análise subconsciente sobre determinado item nos primeiros 90 segundos de contato com ele. Assim, a escolha de uma tonalidade inadequada pode ser fatal para os negócios.

Para entender melhor esses dados, pense num cliente interessado em comprar geladeiras. Ele entra numa loja e, logo de cara, se depara com uma geladeira roxa com bolas amarelas. Ela provavelmente será descartada já na primeira avaliação. Pouco depois, entre as geladeiras selecionadas como as favoritas para a compra, o cliente tende a optar por uma geladeira branca, graças a sua tonalidade neutra e mais comum para esse tipo de objeto.

Isso indica que as cores são relevantes tanto em um primeiro estágio de contato, na aceitação ou rejeição imediata de um produto, quanto, posteriormente, na decisão de compra.

contrate o olist agora mesmo

 

Como definir quais cores são ideais?

O fato das cores assumirem uma importância tão grande no processo de compra está associado a ideia de que elas conseguem despertar sentimentos e emoções variados, como mostram os exemplos abaixo:

psicologia das cores

Para aplicar essa lógica ao e-commerce, é necessário avaliar o contexto. Como sua marca está posicionada? Que valores e sentimentos você deseja despertar? Como eles se relacionam com o produto que está sendo vendido?

A definição desses atributos deve nortear a composição visual do site, principalmente na página principal, páginas de conclusão de compra e em detalhes como os call-to-action.

Isso significa que nem sempre é necessário seguir determinados padrões vigentes no segmento do e-commerce, como é o caso do botão de compra na cor verde.

banner-blog6_2 O mito do botão verde

O botão de compra na cor verde é um dos clichês mais antigos do e-commerce mundial. Muitos especialistas dizem que essa é a melhor cor para estimular a conversão. Outras tonalidades, como o vermelho, são consideradas repulsivas para a compra.

Uma pesquisa do Hubspot, especializado em marketing digital, rebateu essa teoria. A empresa realizou um teste A/B em um e-commerce comparando o desempenho do vermelho e do verde. Os demais elementos das páginas eram idênticos. Resultado: o botão vermelho teve 21% mais conversões.

Isso significa que botões vermelhos geram mais vendas? Não. A conclusão do estudo foi de que cores com grande contraste chamam mais a atenção dos compradores. Como a página do teste tinha muitos elementos em verde, o vermelho chamou atenção para o botão de compra e converteu mais.

Esse exemplo deixa claro que não existe uma fórmula mágica referente ao uso de cores em um e-commerce. A Amazon, por exemplo, é um dos principais e-commerces do mundo e possui um botão de compra na cor amarela. O Aliexpress, gigante no mercado asiático, tem botões na cor laranja.

Conclusão

As cores são um componente estratégico do e-commerce. O significado de cada tom e a energia transmitida por elas são essenciais na elaboração da identidade visual de uma empresa. Mas, para utilizar esse recurso com qualidade, é importante avaliar o contexto em que o negócio está inserido. Além disso, é fundamental realizar testes constantes para detectar se as cores escolhidas realmente são as mais eficientes para o negócio.

Tem outras dúvidas sobre a psicologia das cores? Compartilhe abaixo!


 

Categories

+ Nenhum comentário

Adicione o seu