Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Queima de estoque: como fazer uma promoção irresistível?


Queima de estoque: como fazer uma promoção irresistível?
5 (100%) 7 votos

Queima de estoque: como fazer uma promoção irresistível?Um desafio recorrente entre os lojistas brasileiros é o excesso de produtos encalhados. Esse problema costuma se intensificar quando a economia não vai bem ou após datas importantes para o varejo – momentos em que muitas mercadorias acabam sobrando. Para superar esse obstáculo, uma boa estratégia é realizar queimas de estoque: promoções que têm o objetivo de estimular o giro de produtos.

Ações desse tipo são importantes para colocar os produtos em circulação. Isso porque quanto mais tempo eles ficam armazenados nos estoques, mais tempo o dinheiro fica parado. No entanto, fazer grandes promoções exige planejamento e preparação. Do contrário, elas podem gerar prejuízo ao lojista.

Se você está enfrentando esse tipo desafio, não se desespere. Neste post, apresentamos várias dicas para a sua loja fazer promoções incríveis e conseguir girar os estoques. Também listamos algumas ideias de frases para você cativar os clientes rapidamente e impulsionar as vendas. Acompanhe a seguir!

Contrate o olist agora mesmo

Estoque parado é sinônimo de dinheiro travado

Desde o fim de 2017, o varejo brasileiro está com um alto índice de estoques parados. Uma pesquisa da Fecomercio-SP revela que 33,3% das lojas paulistanas ficaram com os estoques acima do ideal em julho de 2018 – no mês anterior, o índice foi de 32,4%. Esse aumento deve-se a alguns fatores específicos, como o desemprego elevado, a greve dos caminhoneiros e a alta do dólar.

Conforme a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o segmento de bens duráveis é um dos que mais têm sido afetados pelos estoques em excesso – nessa categoria, enquadram-se itens como eletrodomésticos, eletrônicos e veículos. O mesmo vale para os bens não duráveis: ainda segundo o CNC, o estoque de alimentos e produtos de higiene e limpeza passou do recomendado em 27% dos casos, em junho de 2018.

Apesar de o segundo semestre ser historicamente mais positivo para o varejo do que os primeiros seis meses, a tendência é que neste ano o mercado continue enfrentando dificuldades entre julho e dezembro. O principal motivo para isso é a instabilidade política provocada pelas eleições, marcadas para o mês de outubro.

Frente a esse cenário, muitas empresas começaram a fazer saldões de mercadorias, com promoções que chegam a 70%. Elas servem de solução para desafogar estoques altos e garantir o faturamento das lojas, já que produto parado é dinheiro travado. As principais vantagens de realizar ações desse tipo é o aumento da rotatividade do estoque, a conquista de clientes e até o aumento do ticket médio. A seguir, apresentamos várias dicas de como oferecer uma promoção incrível ao público!

Como fazer uma promoção irresistível para girar o estoque

Tenha planejamento

O primeiro passo para fazer uma queima de estoque memorável é dedicar um tempo especial para o planejamento da ação. Não adotar estratégias bem estruturadas pode colocar em risco a rentabilidade do negócio e gerar ao lojista mais danos do que benefícios.

Pensando nisso, defina exatamente quais produtos serão incluídos na promoção – priorize aqueles que têm excesso de estoque, os que estão ultrapassados e os que podem ter uma boa saída comercial. A dica é evitar itens recém-lançados: se você der descontos na fase de lançamento, dificilmente o cliente pagará mais caro depois.

E não se esqueça do mais importante: avalie quais serão as porcentagens de descontos ofertadas. Para isso, leve em conta não só o custo do produto, mas também os seus gastos com operações, logística e impostos, por exemplo. Dessa forma, você conseguirá oferecer descontos de forma a não afetar as finanças da sua loja.

Aproveite datas especiais

Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal… As datas especiais são excelentes oportunidades para o varejo. Pensando nisso, opte por fazer promoções nessas épocas, em que os consumidores estão mais propensos a comprar presentes. Também aproveite períodos em que o público costuma estar com mais dinheiro, como início de mês e pagamento de 13º salário.

Valorize também a Black Friday, que tradicionalmente acontece na última sexta-feira de novembro: ela auxilia os lojistas a impulsionarem as vendas e é uma grande aliada dos e-commerces. Durante meses, os clientes aguardam essa ocasião para fazer compras gastando menos do que o fariam em outras épocas do ano. Por isso, é interessante fazer promoções chamativas e oferecer bons descontos.

Defina um prazo para a promoção

Outro ponto que merece atenção é o tempo de duração da promoção. Os descontos podem ser válidos por algumas horas, semanas ou até quando os estoques acabarem, por exemplo. Evite fazer promoções muito longas porque, assim, elas acabam perdendo a característica imediatista e urgente típica desse modelo de estratégia.

O mais importante, porém, é expor ao cliente a data de encerramento e cumprir esse prazo. No entanto, caso o desempenho da ação esteja sendo realmente bom e você deseje prolongá-la por mais um tempo, avise o público com antecedência. Do contrário, alguns clientes podem se sentir lesados e perder a confiança na sua marca.

Baixe agora

Ofereça diferentes tipos de descontos

Uma queima de estoque que se preze deve ter bons descontos, que realmente cativem o público – sem afetar, claro, a saúde financeira da loja. E para ofertá-los, você não precisa adotar um único modelo promocional, como o clássico “50% de desconto”. É possível oferecer diferentes tipos de vantagens ou anunciar em outras palavras o mesmo benefício. Um exemplo prático: anunciar “Compre um, leve dois” é o mesmo que dizer “Ganhe 50% de desconto na compra de duas unidades”.

Outras estratégias que podem ser interessantes para a sua loja são as seguintes:

  • Montar kits de produtos: adquirindo um determinado grupo de itens, o cliente ganha um bom desconto na compra.
  • Fazer descontos progressivos: quanto mais o cliente comprar, mais desconto ele terá – defina um limite de unidades para que a loja não saia no prejuízo.
  • Oferecer brindes: além dos descontos, a loja pode oferecer pequenos mimos para compras acima de determinado valor. Essa estratégia pode aumentar o ticket médio das compras.

Valorize clientes mais antigos

Promoções permitem mais do que a queima de estoque e o aumento das vendas: elas são ótimas para fortalecer o relacionamento com clientes antigos. Uma técnica que a sua loja pode adotar é avisar com antecedência os consumidores já fidelizados. Envie uma mensagem ou um e-mail convidando esse público a visitar a sua loja virtual ou física para conferir os descontos.

Apresentar isso como um benefício faz com que o cliente sinta-se valorizado e perceba que a marca realmente se preocupa com ele. Além de continuarem fãs da sua marca, eles irão se engajar ainda mais em promovê-la a amigos e conhecidos.

Capriche nos anúncios

De nada adianta oferecer descontos incríveis nos produtos da sua loja se a o público não ficar sabendo deles, não é mesmo? Pensando nisso, um passo decisivo para que os clientes tenham acesso às promoções é fazer um anúncio caprichado – especialmente se você atua em marketplaces.

Títulos informativos, descrições completas e cativantes e imagens de qualidade são elementos essenciais para o cadastro perfeito de produtos. Por isso, use todo o seu poder de convencimento para encantar os consumidores e mostrar a eles como a sua promoção é irresistível.

Invista na divulgação

Esta dica complementa a anterior: divulgar a promoção é fundamental para que ela atraia o público e aumente as vendas da sua loja. Por isso, capriche na propaganda! Só tenha cuidado para não compartilhar informações incorretas, como descontos maiores do que os efetivamente ofertados, já que isso pode ser classificado como publicidade enganosa.

Compartilhe a ação nas redes sociais e em grupos de ofertas, por exemplo. Outra sugestão é investir também em publicidade paga – ela é útil para aumentar o alcance dos anúncios e ampliar a visibilidade da lojas virtuais nos buscadores da internet.

Avalie os resultados das campanhas

Para encerrar com chave de ouro a queima de estoque, não deixe de fazer uma análise dos resultados e do desempenho das vendas. Isso ajudará você a identificar os fatores bem sucedidos da ação e o que pode ser melhorado, como o prazo da liquidação e a porcentagem de descontos ofertados. Tendo isso documentado, a sua loja certamente conseguirá fazer no futuro uma promoção ainda melhor.

Bônus: ideias de frases para queima de estoque

A seguir, listamos algumas sugestões de frases para você divulgar a promoção da sua loja e cativar a clientela. Use-as como inspiração!

  • “Ganhe 50% de desconto!”
  • “Compre um produto e ganhe outro!”
  • “Compre um produto e pague 50% na segunda unidade!”
  • “Desconto progressivo: a cada produto, ganhe X% de desconto na compra!”
  • “Combos de produtos: compre o kit e ganhe X% de desconto!”
  • “Promoção imbatível: descontos de até X%!”
  • “Queima de estoque: últimas unidades!”
  • “Liquidação: acaba amanhã! Não deixe de conferir!”
  • “Queima de estoque: faltam X horas/dias para a promoção acabar!”

Desencalhar o estoque da sua loja é possível: basta criatividade e planejamento!

Apesar de não ser o ideal, estoque parado não é motivo para pânico. Uma liquidação bem feita é a oportunidade perfeita para você colocar em circulação os produtos encalhados. Conforme explicamos neste post, há inúmeras ações que você pode tomar para fazer uma promoção irresistível. Porém, isso exige dedicação, planejamento e um pouco de criatividade.

Coloque em prática as dicas listadas aqui e organize agora mesmo a queima de estoque da sua loja. Os benefícios disso serão o encantamento dos clientes, o aumento das vendas e o giro de estoque!

Este post foi útil? Então aproveite para baixar grátis a planilha de controle de estoque, produzida pelo Olist!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu

---- MyChat ----