Veja como fazer queima de estoque com uma promoção irresistível dos seus produtos!

Como fazer uma queima de estoque

Um desafio recorrente entre os lojistas brasileiros é o excesso de produtos encalhados. Esse problema costuma se intensificar quando a economia vai mal ou após datas importantes para o varejo. Para superar esse obstáculo, uma boa estratégia é realizar queima de estoque

Esse tipo de promoção tem o objetivo de estimular o capital de giro de produtos. Lembre-se: quanto mais tempo a mercadoria fica parada, maior será o risco de a empresa ter prejuízo financeiro, já que não estará movimentando seu capital.

No entanto, vender produtos com alto desconto exige planejamento e preparação. Do contrário, as promoções podem gerar prejuízo e comprometer o equilíbrio comercial.

Sendo assim, neste post, apresentamos várias dicas para a sua loja fazer uma queima de estoque e negociar os produtos com desconto. Vem com a gente!

Por que fazer queima de estoque? 


A crise do novo coronavírus trouxe sequelas ao varejo brasileiro. Em 2020, cerca de 50% dos empresários não consideravam a situação do seu estoque adequado, enquanto 35,5% estavam com acumulação além do desejável, segundo informações do Portal InfoMoney.

Frente a esse cenário, muitas empresas começaram a fazer saldões de mercadorias, com promoções que chegaram a 70%. Essas estratégias servem como solução para desafogar produtos parados e garantir o faturamento das lojas, já que mercadoria parada é sinônimo de dinheiro travado

Dessa forma, as principais vantagens de realizar ações de queima de estoque são: 

  • O aumento da rotatividade do estoque

  • A conquista de clientes

  • O aumento do ticket médio

  • Entre outros benefícios


Tendo essas vantagens em mente, vamos te ensinar agora como fazer uma promoção irresistível com alto desconto dos seus produtos.



Como fazer queima de estoque?


Abaixo, selecionamos alguns passos para que empresas realizem queima de estoque com uma promoção irresistível de seus produtos. Confira!


Tenha planejamento


O primeiro passo para fazer uma queima de estoque memorável é dedicar um tempo especial para o seu planejamento. Não adotar estratégias bem estruturadas pode colocar em risco a rentabilidade do negócio e gerar ao lojista mais danos do que benefícios.

Pensando nisso, defina exatamente quais produtos serão incluídos na promoção – priorize aqueles que têm excesso de estoque, os que estão ultrapassados e os que podem ter uma boa saída comercial. 

A dica é evitar itens recém-lançados. Afinal, se você der descontos na fase de lançamento, dificilmente o cliente pagará mais caro depois.

E não se esqueça do mais importante: avalie quais serão as porcentagens de descontos ofertadas. Para isso, leve em conta não só o custo do produto, mas também os seus gastos com operações, logística e impostos, por exemplo.

Dessa forma, você conseguirá oferecer descontos de forma a não afetar as finanças da sua loja.

Aproveite datas especiais


Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal… As datas especiais são excelentes oportunidades para o varejo. 

Pensando nisso, opte por fazer promoções nas épocas em que os consumidores estão mais propensos a comprar presentes. Também aproveite períodos em que o público costuma estar com mais dinheiro, como início de mês e pagamento de 13º salário.

Uma data extremamente estratégica, por exemplo, é a Black Friday, que tradicionalmente acontece na última sexta-feira de novembro. Ela auxilia os lojistas a impulsionarem as vendas e é uma grande aliada dos e-commerces. 

Durante meses, os clientes aguardam essa ocasião para fazer compras gastando menos do que o fariam em outras épocas do ano. 

Portanto, saber explorar essas datas e outras oportunidades de negócios junto com um bom planejamento comercial é fundamental para o desenvolvimento de promoções de queima de estoque, assim como outras campanhas.

Colocando esses preceitos em prática, o seu capital de giro e os lucros estão garantidos. A Mil Grau Aquecedores, por exemplo, teve um aumento de 5200% nas vendas quando fechou uma parceria com soluções do olist.

Defina um prazo para a promoção


Outro ponto que merece atenção é o tempo de duração da promoção. Os descontos podem ser válidos por algumas horas, semanas ou até quando os estoques acabarem, por exemplo. 

Evite fazer promoções muito longas porque, assim, elas acabam perdendo a característica imediatista e urgente típica desse modelo de estratégia. O mais importante, porém, é expor ao cliente a data de encerramento e cumprir esse prazo

Entretanto, caso o desempenho da ação esteja sendo realmente bom e você deseje prolongá-la por mais um tempo, avise o público com antecedência. Do contrário, alguns clientes podem se sentir lesados e perder a confiança na sua marca.

Ofereça diferentes tipos de descontos


Uma queima de estoque que se preze deve ter um alto desconto que realmente cativa o público – sem afetar, claro, a saúde financeira da loja. E para ofertá-los, você não precisa adotar um único modelo promocional, como o clássico “50% em toda a loja”.

É possível oferecer diferentes tipos de vantagens ou anunciar em outras palavras o mesmo benefício. Um exemplo prático: anunciar “Compre um, leve dois” é o mesmo que dizer “Ganhe 50% de desconto na compra de duas unidades”.

Outras estratégias que podem ser interessantes para a sua loja são as seguintes:

  • Montar kits de produtos: adquirindo um determinado grupo de itens, o cliente ganha um bom desconto na compra.

  • Fazer descontos progressivos: quanto mais o cliente comprar, mais desconto ele terá – defina um limite de unidades para que a loja não saia no prejuízo.

  • Oferecer brindes: além dos descontos, a loja pode oferecer pequenos mimos para compras acima de determinado valor. Essa estratégia pode aumentar o ticket médio das compras.




Valorize clientes mais antigos


Promoções permitem mais do que a queima de estoque e o aumento das vendas: elas são ótimas para fortalecer o relacionamento com clientes antigos

Uma técnica que a sua loja pode adotar é avisar com antecedência os consumidores já fidelizados. Por exemplo, envie uma mensagem por SMS, rede social ou e-mail marketing convidando esse público a visitar a sua loja virtual ou física para conferir os descontos.

Assim, prestar um atendimento personalizado e direcionado a resolver os seus principais problemas faz com que o cliente sinta-se valorizado e perceba que a marca realmente se preocupa com ele. Além de continuarem fãs da sua marca, eles irão se engajar ainda mais em promovê-la a amigos e conhecidos.

Capriche nos anúncios


De nada adianta oferecer descontos incríveis nos produtos da sua loja se o público não ficar sabendo deles, não é mesmo? Pensando nisso, um passo decisivo para que os clientes tenham acesso às promoções é fazer um anúncio caprichado – especialmente se você atua em marketplaces.

Títulos informativos, descrições completas e cativantes e imagens de qualidade são elementos essenciais para o cadastro de produtos. Por isso, use todo o seu poder de convencimento para encantar os consumidores e mostrar a eles como a sua promoção é irresistível.

Invista na divulgação


Esta dica complementa a anterior: divulgar a promoção é fundamental para atrair clientes e aumentar as vendas da sua loja. 

Por isso, capriche na propaganda! Só tenha cuidado para não compartilhar informações incorretas, como descontos maiores do que os efetivamente ofertados, já que isso pode ser classificado como publicidade enganosa.

Compartilhe a ação nas redes sociais e em grupos de ofertas, por exemplo. Outra sugestão é investir também em publicidade paga – ela é útil para aumentar o alcance dos anúncios e ampliar a visibilidade das lojas virtuais nos buscadores da internet.



Avalie os resultados das campanhas


Para encerrar com chave de ouro a queima de estoque, não deixe de fazer uma análise dos resultados e do desempenho das vendas, em especial, com uma ferramenta de inteligência de dados

Isso ajudará você a identificar os fatores bem sucedidos da ação e o que pode ser melhorado, como o prazo da liquidação e a porcentagem de descontos ofertados. 

Tendo isso documentado, a sua loja certamente conseguirá fazer no futuro uma promoção ainda melhor.

Bônus: ideias de frases para queima de estoque


A seguir, listamos algumas sugestões de frases para você divulgar a promoção da sua loja e cativar a clientela. Use-as como inspiração!

  • “Ganhe 50% de desconto!”

  • “Compre um produto e ganhe outro!”

  • “Compre um produto e pague 50% na segunda unidade!”

  • “Desconto progressivo: a cada produto, ganhe X% de desconto na compra!”

  • “Combos de produtos: compre o kit e ganhe X% de desconto!”

  • “Promoção imbatível: descontos de até X%!”

  • “Queima de estoque: últimas unidades!”

  • “Liquidação: acaba amanhã! Não deixe de conferir!”

  • “Queima de estoque: faltam X horas/dias para a promoção acabar!”




Queima de estoque: basta criatividade e planejamento!


Apesar de representarem um problema em potencial, produtos parados não são motivo para pânico. Afinal, uma queima de estoque bem feita é a oportunidade perfeita para você colocar em circulação a mercadoria encalhada. 

Conforme explicamos neste post, há inúmeras ações que você pode tomar para fazer uma promoção irresistível. Porém, isso exige dedicação, planejamento e um pouco de criatividade.

Assim, coloque em prática as dicas listadas aqui e organize agora mesmo a queima de estoque da sua loja. Os benefícios disso serão o encantamento dos clientes, o aumento das vendas e o giro de estoque!

Gostou do conteúdo? Para mais dicas como essa, assine a newsletter do olist e receba nossos conteúdos em primeira mão!

    post anterior
    Planilha de Custo de Frete no Mercado Livre: decifre o Mercado Envios
    próximo post
    Aniversário da Americanas, Submarino e Shoptime (B2W): aproveite!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.