Repasses nos marketplaces: entenda como funcionam os pagamentos aos lojistas


Repasses nos marketplaces: entenda como funcionam os pagamentos aos lojistas

Uma das principais dúvidas enfrentadas por quem vende ou está interessado em vender nos marketplaces diz respeito ao repasse de pagamentos.

Ao contrário de uma loja física, em que é possível contar com a receita das vendas imediatamente (para pagamentos em dinheiro), nos marketplaces existem datas específicas para os recebimentos.

Em determinados casos, o tempo de espera até que os valores estejam disponíveis pode passar de 30 dias.

Isso exige uma gestão eficiente do fluxo de caixa, para garantir que a loja online consiga honrar todos os compromissos firmados sem operar no vermelho.

Para isso, é importante conhecer os prazos de pagamento dos principais marketplaces do país. Assim é possível se antecipar e garantir maior previsibilidade ao negócio.

É importante frisar que o gatilho inicial para que o dinheiro seja liberado é a data de envio do produto. Ao deixar uma encomenda nos Correios o pedido assume o status de pedido postado e somente após o encaminhamento para o cliente é que há a alteração para o status de pedido enviado. Essa atualização depende da estrutura técnica dos Correios e nem sempre é imediata.

Confira abaixo os critérios de pagamentos:

contrate o olist agora mesmo

B2W – dois lotes de pagamentos

A B2W, responsável pelos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime faz os repasses de pagamentos aos lojistas em dois lotes mensais:

  • Produtos enviados entre os dias 1 e 15 de determinado mês: o pagamento será feito no dia 05 do mês seguinte.
  • Produtos enviados do dia 16 até o último dia do mês: o pagamento o pagamento será feito no dia 20 do mês seguinte.

Na prática, isso significa que se uma venda for concretizada no dia 23/08 e o envio tenha sido oficializado no dia 01/09, o respectivo pagamento será feito no dia 05/10. Isso significa que entre o envio e o repasse serão passados 34 dias.

Do mesmo modo, se uma venda acontecer no dia 17/10 e o envio for feito no dia 18/10, o pagamento vai ocorrer no dia 20/11. Ou seja, entre o envio e o repasse serão transcorridos 33 dias.

Também é possível receber esses valores em outras datas, havendo incidência de taxas variáveis conforme a modalidade de pagamento adotada pelo consumidor (à vista, parcelado). Isso garante a antecipação dos repasses, caso haja necessidade para o negócio.

Cnova – três lotes de pagamentos

O marketplace Cnova é responsável pelos sites Casas Bahia, Cdiscount, Extra.com e Ponto Frio. A empresa realiza os pagamentos em três lotes mensais:

  • Produtos enviados entre os dias 16 e 25 de determinado mês: pagamento realizado no dia 10 do mês seguinte.
  • Produtos enviados entre os dias 26 e 05 de determinado mês: pagamento realizado no dia 20 do mês seguinte.
  • Produtos enviados entre os dias 06 e 15 de determinado mês: pagamento realizado no dia 30 do mesmo mês.

Seguindo essa lógica, um pedido recebido no dia 14/03 que tenha o envio oficializado no dia 17/03 terá o repasse efetivado no dia 10/04. Isso representa um prazo de 24 dias entre o envio e o repasse.

Caso a venda aconteça no dia 25/07 e o envio ocorra em 28/07, o pagamento será efetuado em 20/08. Ou seja, entre o envio e o repasse serão passados 23 dias.

Walmart – um único lote de pagamentos

O Walmart realiza apenas um lote de pagamentos todos os meses:

  • Produtos faturados entre os dias 26 de um mês e 25 do mês seguinte: pagamento no dia 20 do mês subsequente.

Sendo assim, uma venda concretizada no dia 22/03 e enviada no dia 25/03 terá o pagamento concretizado no dia 20/04. Serão transcorridos 26 dias desde o envio até o pagamento.

Por outro lado, uma venda efetuada em 26/05 e enviada no dia 01/06 será paga apenas em 20/07. Isso representa 49 dias entre o envio e os repasses.

Conclusão 

A venda em vários marketplaces possui diversas vantagens, mas também exige que o lojista realize uma gestão muito eficiente do negócio. Do contrário, um grande volume de vendas pode se tornar um problema para a loja.

É preciso buscar o equilíbrio entre os custos fixos do negócio, as despesas com a gestão de pedidos, a recompra de estoque e a entrada dos pagamentos. Isso nem sempre é simples de ser feito e pode demandar o apoio de profissionais especializados ou dedicados somente a essa função.

Tem outras dúvidas sobre os repasses de pagamentos dos marketplaces? Comente abaixo!


2 Comentários

Adicione o seu
  1. 1
    Rafael Dias

    Olá. Os repasses da B2W mudaram há algum tempo já, e ocorrem conforme solicitação do seller, que toma a decisão de acordo com sua necessidade financeira. Correto? Belo artigo. Parabéns.

+ Deixe um Comentário