Saiba como os Marketplaces podem alavancar sua vendas online


Saiba como os Marketplaces podem alavancar sua vendas online
5 (100%) 4 votos

Saiba-como-os-Marketplaces-podem-alavancar-sua-vendas-online

Quando pensamos em compras e vendas na internet, logo nos vem à mente uma infinidade de produtos, de sites e de marcas relacionadas. Mas em se tratando de marketplace, o volume de coisas dentro desse contexto aumenta ainda mais.

Este termo já lhe é familiar? Sabe como funciona, o que é e de que forma essa opção pode alavancar vendas online? Se a resposta for negativa, acompanhe o nosso post de hoje e saiba tudo a respeito!

O conceito de marketplace

O marketplace funciona como uma espécie de “shopping virtual”, no qual os comerciantes de marcas diversas disponibilizam seus produtos em um site, que pode ser segmentado de acordo com as seções das mercadorias. Como marketplaces especializados em esportes, ou alimentação, informática ou com itens diversificados dentro de um só site, o que é mais comum, como uma grande loja de departamentos na internet.

Como alavancar vendas online

Cada portal possui suas próprias diretrizes sobre valores e dinâmicas de trabalho. Dessa forma, pagamentos por clique, comissões e mensalidades variam entre um site e outro.

Para que a sua marca se sobressaia nestes espaços, é necessário se atentar a questões como o valor das mercadorias, disposição das fotos e textos. A necessidade dessa atenção especial se dá em função das diversas outras marcas que estão no mesmo espaço vendendo itens parecidos com os seus e com a possibilidade de comparar aparência, preços e qualidade. Enfim, o custo benefício de forma imediata, se observando a não necessidade dos usuários navegarem em vários sites.

Para alavancar vendas online neste contexto, é preciso oferecer não apenas preço, mas agregar valor para a mercadoria que você está ofertando. Produtos com descrições ricas em detalhes, títulos poderosos, canais de comunicação para que os clientes tirem suas dúvidas, apresentações com fotos de boa qualidade e até mesmo vídeos farão com que o cliente tenha mais envolvimento com o seu produto, mesmo em meio a tantas opções.

contrate o olist agora mesmo

As grandes marcas já se tornaram adeptas

Foi-se o tempo em que os marketplaces eram espaços para pequenos e médios empreendedores. Atualmente, varejistas de grandes marcas têm entrado de cabeça neste negócio.

O extra.com, uma subdivisão de um dos maiores hipermercadistas do país, é um típico exemplo de marketplace, no qual alimentos, móveis, eletrônicos e até viagens são encontrados no mesmo espaço. De acordo com estudos do e-bit (empresa responsável por pesquisas de internet), atualmente mais de 30% das compras na internet no Brasil são realizadas em marketplaces.

Além disso, esse tipo de comércio aumenta as chances de uma marca nas buscas orgânicas, como a do Google, por exemplo. Pois as marcas passam a serem indexadas com portais consagrados na maioria dos casos.

Acompanhar métricas e realizar testes

Como sabemos, nem todas as experiências que dão certo para alguns seguirão o mesmo caminho com outros. Dessa forma, melhor do que copiar o que os comerciantes bem-sucedidos têm feito, é realizar testes com os seus anúncios relacionados com os resultados obtidos com as vendas. Dados como ticket médio, lucro, taxa de crescimento, visualizações, leads gerados, quantidade de conversões em vendas e retorno em investimento têm o seu acompanhamento tido como fundamental.

De onde vem os seus clientes? Por quanto tempo eles permanecem no seu site? Qual é o ponto em que eles mais desistem da compra? Essas são outras métricas das quais as suas decisões mais importantes sobre a estratégia de vendas dependem.

Você está preparado para o marketplace? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário. Aproveite e saiba mais ainda em nosso e-book ” Como vender nos maiores varejistas online do Brasil” e seja mais um campeão em vendas!



Categories

+ Nenhum comentário

Adicione o seu