O que é segmentação de mercado e como é feita?

O que é segmentação de mercado e como é feitaQuem trabalha com vendas online sabe que não é tão fácil assim escolher um nicho de mercado. Isso porque, entre outras características, existe um universo de possibilidades. No entanto, antes de abrir uma loja virtual, além do planejamento e da pesquisa, é necessário fazer a segmentação de mercado.

Essa segmentação ajuda você a atingir o seu público-alvo e, consequentemente, fazer mais vendas. Por meio de campanhas e estratégias personalizadas, o lucro do seu negócio aumenta e os clientes sempre retornam para fazer mais compras.

Quer saber mais sobre segmentação de mercado? Então, continue com a leitura!

O que é a segmentação de mercado?


Cada vez mais utilizada pelos e-commerces, a segmentação de mercado é uma estratégia de marketing que parte da premissa de que nenhum indivíduo é igual ao outro. Logo, agradar todo tipo de público com seu produto não é algo viável, concorda? Por isso mesmo, dividir o mercado em diferentes segmentos e encontrar o seu público-alvo é a solução ideal.

Os negócios que não fazem a segmentação de mercado e têm como estratégia o marketing de massa são aqueles que trabalham com itens essenciais, para os quais a demanda sempre existirá. No entanto, se esse não é o seu caso, guiar o posicionamento da sua marca por meio da definição de uma persona — pessoa semifictícia com as características e necessidades de alguém que compraria o seu produto — é indispensável.

Vale lembrar que, muito além dos produtos vendidos, o consumidor da atualidade busca uma experiência personalizada, e é justamente isso que a segmentação de mercado, também conhecida como marketing de segmentação, faz. Ela separa os clientes e visitantes do seu e-commerce e identifica quem realmente compraria esse tipo de produto.


Quais são os tipos de segmentação de mercado?


Há vários tipos de segmentação. Confira os principais a seguir!

Segmentação demográfica


A segmentação demográfica varia de acordo com fatores como idade, sexo, classe social, renda, tamanho da família, escolaridade e profissão. A premissa é que consumidores com perfis similares, tendo o mesmo estilo de vida e padrão de consumo, tendem a optar por produtos em comum.

Segmentação geográfica


Esse tipo de segmentação divide os mercados de acordo com critérios como regiões, estados, cidades ou até mesmo bairros. Ele parte da ideia de que grupos que residem na mesma região têm maior probabilidade de ter comportamentos similares de compra.

Segmentação psicográfica


A segmentação psicográfica usa técnicas e recursos da psicologia para entender melhor o público-alvo e seu comportamento de compra. Para isso, os consumidores são divididos em grupos de acordo com sua rotina, personalidade, valores etc.

Segmentação comportamental


Como o próprio nome já indica, esse tipo de segmentação analisa o comportamento do público-alvo, verificando em quais tipos de situações ele está mais propenso a adquirir determinado produto. Para isso, são verificadas necessidades individuais, hábitos etc.


Como fazer a segmentação de mercado?


Agora que você já sabe o que é a segmentação de mercado e quais são os principais tipos, chegou o momento de aprender como aplicá-la na gestão de loja online. Veja o passo a passo a seguir.

  1. Faça uma pesquisa abrangente: observe a sua carteira de clientes e busque traçar um perfil geral.

  2. Veja como segmentar seu mercado: escolha uma das segmentações de mercado citadas para montar o seu público-alvo.

  3. Estude e pesquise: aqui, a pesquisa de mercado é fundamental. Em seu e-commerce e nos canais de vendas, faça uma mistura de aspectos demográficos, geográficos, psicográficos e comportamentais.

  4. Analise os dados obtidos: compile suas respostas em um software específico para analisar os dados e montar planos de ação que atinjam a persona.


Na prática


Alguns exemplos podem auxiliar a aplicar a segmentação. Se você trabalha no universo da maquiagem, certamente já ouviu falar nas lojas Quem disse, Berenice. Elas optaram por uma segmentação demográfica por gênero, direcionando a comunicação da marca às mulheres.

Outro exemplo é a marca de carros Lamborghini, com automóveis que custam cerca de R$ 3,2 milhões. Agora, por que pagar esse valor em um produto se é possível desembolsar muito menos para comprar um carro? A resposta, mais uma vez, está na segmentação de mercado.

Quem compra a Lamborghini não busca apenas um meio de se locomover, mas também exclusividade, uma experiência diferente ou até mesmo um status social mais elevado. Obviamente, quem pode pagar por isso são pessoas de classe social alta. Por isso, todas as ações e campanhas da marca são segmentadas considerando esse fator.

Que benefícios podem ser obtidos com a segmentação de mercado?


Entenda agora quais resultados você obterá fazendo a segmentação de mercado!

Orienta a linha de atuação do e-commerce


Independentemente dos canais de vendas em que você atua, ter um conhecimento amplo sobre o público-alvo ajudará a definir o portfólio de produtos oferecidos e a montar ações de marketing que atinjam a sua persona.

Cabe lembrar, mais uma vez, que consumidor de um e-commerce busca por uma boa experiência de compra. Tendo em mãos informações sobre seu estilo de vida, hábitos, comportamento, entre outros, você conseguirá atender melhor à sua necessidade. Assim, poderá criar uma marca na qual ele confia e se identifica. Afinal, até mesmo a linguagem utilizada é uma estratégia para se aproximar do cliente e fidelizá-lo.

Melhora a taxa de conversão


A taxa de conversão de vendas no e-commerce está diretamente ligada à segmentação. Quanto mais segmentadas forem as estratégias do seu negócio, maior será a taxa. Aqui, um exemplo é a ferramenta Facebook Ads. O grande segredo do sucesso desse recurso está justamente na segmentação do mercado, já que apenas os públicos definidos por você visualizarão os anúncios.

Potencializa a fidelização dos clientes


Quando se faz a segmentação de mercado, personalizar as campanhas para as pessoas que você quer atingir fica muito mais fácil. Para o consumidor, é muito importante comprar de uma marca com a qual ele se identifica e sente que pode dialogar. Por isso, ao criar campanhas de marketing atrativas para o seu e-commerce, a chance de fidelizar clientes é ainda maior.

Por que é arriscado não fazer uma segmentação?


Vários e-commerces fecham em seus primeiros meses de funcionamento por falta de uma boa preparação, como um plano de negócios e uma segmentação de mercado. Sendo assim, é muito importante estar a par dessa estratégia para encontrar o seu nicho e fazer com que as vendas decolem.

Como você pôde perceber, a segmentação de mercado é indispensável para o sucesso do seu e-commerce. Agora que você tem mais familiaridade com esse conceito, basta utilizar as informações do post para definir seus nichos e criando ações e estratégias que potencializarão a margem de lucro da empresa.

Que tal receber mais artigos como este diretamente na caixa de entrada do seu e-mail? Assine agora mesmo a newsletter do Olist e fique por dentro de conteúdos imperdíveis!

    post anterior
    Entenda como um clube de compras pode ser vantajoso para o seu negócio
    próximo post
    Marketplace de nicho: saiba o que é e como aproveitar
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.