Unboxing experience: surpreenda o cliente e aumente suas vendas!


Unboxing experience: surpreenda o cliente e aumente suas vendas!
5 (100%) 5 votos

Unboxing experience: surpreenda o cliente e aumente suas vendas!

Para muita gente, abrir embalagens de produtos é quase tão importante quanto o uso das mercadorias em si. A isso, se dá o nome de unboxing experience, que literalmente significa a experiência de tirar algo da caixa. Tal ansiedade pela chegada das compras em casa acontece porque o caminho entre a aquisição online e a entrega física geralmente leva vários dias.

Pensando em valorizar a jornada de compra, os lojistas têm investido em detalhes que tornam esse processo ainda mais prazeroso para o consumidor. Além de fidelizar o público, a unboxing experience fortalece a relação entre cliente e lojista e faz a marca ser lembrada com carinho. Por isso, é importante que as empresas estejam atentas às tendências de mercado.

Ficou curioso? Então leia o post completo e descubra como oferecer uma unboxing experience memorável!

Contrate o olist agora mesmo

Por que investir na unboxing experience?

Imagine a seguinte cena: um cliente compra um celular pela internet e aguarda ansioso pela chegada do aparelho. Dias depois, ele recebe a mercadoria em uma embalagem reaproveitada, difícil de abrir, sem nenhum cuidado estético e com o celular desprotegido dentro da caixa. O que ele irá pensar da loja? Será que esse consumidor irá querer repetir a experiência? Certamente não.

Receber a embalagem é o primeiro contato do cliente com o produto. Por isso, a unboxing experience deve ser marcante e especial. Mais do que ser um mimo, esse momento se relaciona à qualidade do atendimento.

Em geral, a experiência de abrir a caixa é subestimada e esquecida pelos lojistas. Pensando nisso, ela pode ser um diferencial para a sua empresa e se tornar a assinatura da marca. Surpreender positivamente no pós-venda atiça a curiosidade do cliente e o faz ter vontade de repetir a experiência.

O unboxing também está completamente ligado ao overdelivering. Essa prática consiste, em geral, em fazer as entregas antes do tempo previsto, mas também abrange aspectos como descontos, frete grátis, brindes, etc. Nesse caso, a vantagem não é diretamente financeira, mas cativa o cliente e valoriza a marca.

Além de fidelização, essas práticas tornam o público mais engajado e promotor da marca. É muito provável que os clientes façam reviews dos produtos e compartilhem a experiência de unboxing com outras pessoas.

Alguns canais do Youtube são focados nisso, como o canadense Unbox Therapy, que é especializado em tecnologia e já tem mais de 10 milhões de inscritos. Tais canais, inclusive, recebem produtos de lojistas para fazer a divulgação.

Dicas para oferecer uma experiência memorável no unboxing

Desde o início, este texto tem demonstrado os impactos que a unboxing experience pode causar. Pensando nisso, listamos algumas sugestões para os lojistas oferecerem uma experiência inesquecível aos clientes:

  1. Capriche na embalagem. Ela deve ser bonita por dentro e por fora, prática de abrir e de qualidade. Assim, o cliente pode guardá-la como recordação e até colecionar as caixas;
  2. Envie um recado junto com o produto. Dependendo da situação, o texto pode ser escrito à mão. Também é interessante chamar o cliente pelo nome e pedir para que ele faça uma avaliação online da compra. O site Brand Packing afirma que 80% do público gosta de receber notas de agradecimento e 72% preferem recados físicos a digitais;
  3. Entregue uma embalagem cheirosa. Você pode borrifar uma essência ou perfume na caixa para tornar a experiência ainda mais sensorial. Toda vez que o cliente sentir um aroma parecido, irá lembrar da sua marca. A Melissa, por exemplo, é conhecida pelo cheiro característico de seus produtos;
  4. Aproveite datas especiais para fazer embalagens temáticas. Isso é mais um motivo para o cliente colecioná-las;
  5. Crie promoções. Ao gastar determinado valor, o consumidor pode ganhar uma caixa exclusiva. Essa estratégia permite o aumento do ticket médio de compra;
  6. Varie as embalagens. O ideal é mudá-las com certa periodicidade e até adaptá-las à personalidade do cliente, especialmente em mercados de nicho. Se o lojista trabalha com público infantil, é interessante criar embalagens coloridas ou com personagens animados, por exemplo;
  7. Engaje o público. Você pode pedir para os clientes compartilharem a unboxing experience por meio de vídeos. Além de fazer o consumidor se sentir especial, essa estratégia divulga ainda mais seus produtos e fortalece o nome da marca.

kit sucesso 2018

Uma boa unboxing experience exige planejamento

Entregar uma embalagem bonita, cheirosa e de qualidade valoriza muito a experiência de compra do cliente. Entretanto, oferecer tudo isso custa dinheiro. Por isso, é imprescindível que, antes de colocar em prática o unboxing, você avalie a situação do seu negócio e adeque a estratégia ao seu plano financeiro. Você também pode começar com ações que não exigem tantos gastos, como os recados ou o perfume.

Outro ponto que merece atenção é o transporte da mercadoria. De nada adianta o lojista investir em uma embalagem criativa e bem-feita se a entrega demorar ou atrasar. Pior ainda é se o produto chegar danificado.

Como explicamos, a jornada de compra é um processo que não se resume a uma única etapa; ela é ampla e deve ser cuidadosamente planejada. Com isso em vista, é só colocar a criatividade em ação. O cliente ficará satisfeito, e o lojista irá valorizar a marca e aumentar as vendas.

Conclusão: o unboxing é uma ótima oportunidade de negócios!

Cativar os clientes é essencial para qualquer vendedor que almeja o sucesso. O público é o termômetro do mercado: quanto mais engajado estiver o comprador, maior será a receptividade do seu produto. Com base nisso, a unboxing experience surge como uma forma de conquistar os consumidores e fortalecer o nome da empresa. Ela faz o cliente se sentir único, e o resultado é o carinho dele pela marca e a consequente fidelização.

No entanto, muitas empresas não se atentam para essa fase do processo da venda. Por tal razão, investir na experiência de unboxing é um diferencial que coloca o lojista à frente dos concorrentes. Oferecer design exclusivo e personalizado, usar fragrâncias e enviar recados de agradecimento nas embalagens são só algumas das ações para agradar o público.

É importante, porém, que a unboxing experience se adeque ao orçamento da empresa. O objetivo é que a estratégia dê lucro à empresa, não prejuízo. Planejando bem a implementação dessas ações, basta colocar mãos à obra. Lembre-se sempre: proporcionar experiências únicas e surpreender positivamente o cliente é uma das melhores formas de alcançar o sucesso nas vendas.

Gostou deste post? Então aprenda mais sobre como preparar produtos eletrônicos para o envio no e-commerce.


 

+ Nenhum comentário

Adicione o seu