A expansão do e-commerce de Casa, Móveis e Decoração em 2023

post image

Você sabia que o e-commerce de casa, móveis e decoração foi um dos que mais cresceu em 2020? O aumento de vendas no canal foi superior a 23%, considerando os meses de março, abril e maio.

Também, pudera!

Com todas as orientações de “se puder, fique em casa”, o lar passou a desempenhar outros papéis. Bem diferentes do até então habitual espaço de acolhimento e descanso em horas não comerciais.

De um dia para o outro, o lar-doce-lar virou escritório, escola, restaurante, academia e até cinema!

Toda essa transformação gerou um movimento muito interessante no varejo online. É justamente esta a linha condutora da nossa discussão por aqui hoje.

Você vai saber o que mudou na experiência online para quem vende a categoria. 

Em seguida, apresentamos a realidade do:

  • E-commerce de móveis e acessórios

  • Varejo de decoração

  • Comércio de jardinagem

  • Mercado de acabamentos e DIY

  • Setor de utilidades domésticas


Por último, abordamos tendências de mercado e dicas para o seu comércio de casa, móveis e decoração.

Aproveite para anotar os pontos mais relevantes para você e boa leitura!

E-commerce de casa, móveis e decoração: o que mudou?


Quem teve o privilégio de poder ficar em casa e evitar aglomerações certamente passou por mudanças de hábitos importantes em 2020.

A relação com o lar ficou muito mais intimista, foi ressignificada.

Afinal, muito do que era feito em locais externos passou a acontecer dentro do lar. O espaço se tornou multifuncional e nós precisamos apelar à criatividade para fugir do tédio e experimentar novos contextos.

Me ajuda a lembrar algumas histórias relacionadas, vai?! 

Pessoas, por exemplo:

  • … testando seus dotes culinários

  • … encontrando um canto para o home office

  • … montando uma horta de temperos

  • … mudando móveis de lugar

  • … cortando o próprio cabelo

  • … alugando espaços mais aconchegantes

  • … organizando armários e esvaziando prateleiras

  • … pintando paredes e pendurando redes

  • … assinando mais serviços de streaming

  • … encontrando um jeito de ter mais privacidade


Tudo isso trouxe consequências positivas para o e-commerce de casa, móveis e decoração.

Pense que, quem se arriscou na cozinha, provavelmente buscou novos utensílios e foi atrás de ingredientes especiais. Quem optou pela reforma de um cômodo pesquisou papéis de parede e itens de decoração. E as pessoas que puderam transferir o escritório para casa talvez investiram em uma boa cadeira ou um novo nicho organizador.

Bem, se as pessoas passam mais tempo em casa e transferem atividades de fora para dentro, a demanda por itens relacionados cresce significativamente.

post image

Dados do Olist revelam que o setor movimentou 151% a mais de GMV (gross merchandising value) em 2020 em comparação com 2019. O volume de pedidos apresentou alta de 130% no mesmo período.

Os resultados são a média de 5 categorias relacionadas:

  • Móveis

  • Jardinagem

  • Decoração

  • Acabamento/DIY

  • Utilidades domésticas


As informações vão de encontro com os números da eBit | Nielsen referentes ao primeiro semestre de 2020.

post image

Observe que o segmento de casa e decoração foi um dos que apresentou maior crescimento com relação ao número de pedidos (alta de 16%) e à variação ano-sobre-ano (YoY, alta de 95%).

O e-commerce de móveis e acessórios


Se olharmos para o varejo de casa, móveis e decoração como um todo, não demora muito para percebermos que as possibilidades de atuação em termos de portfólio são bastante amplas.

O setor moveleiro sozinho, por exemplo, faturou 94,4% a mais durante a pandemia em comparação ao período anterior.

Olhando para dados internos do próprio Olist, percebemos que 2020 foi um ano significativo para sellers da categoria:

post image

A atuação digital da AAZ House, por exemplo, superou todas as expectativas.

Por meio da nossa solução enterprise, a fabricante de móveis e artigos para decoração bateu recorde na Black Friday de 2020. Entre os meses de maio e novembro, o faturamento aumentou impressionantes 1.328%!


O varejo de decoração


Papéis de parede, placas e quadros figuram como os itens mais vendidos por clientes Olist no varejo de casa, móveis e decoração entre setembro/2020 e março/2021.

Em uma lista com 134 produtos da categoria que mais venderam nos marketplaces durante aquele semestre, 20 deles são artigos de decoração. O número representa quase 15% do ranking geral.

Em termos de preço de venda, houve uma queda de 9% em 2020, se compararmos ao ano anterior. Ainda assim, o volume de pedidos aumentou mais de 140% no mesmo período, o que mantém o faturamento em alta.

post image

O comércio de jardinagem


No processo de adaptação à rotina do distanciamento social, encontramos em casa a possibilidade de olhar com mais atenção para nosso conforto e bem-estar. Muita gente fez da área externa um espaço voltado ao autocuidado.

No terreno, na varanda, no quintal ou no jardim… demos um jeitinho de cultivar temperos, manter uma planta viva e até mesmo valorizar mais o contato com a natureza.

Veja que interessante.

Seja por hobby ou terapia, o número de pedidos por floreiras e plantas artificiais subiu em mais de 2.000% entre fevereiro e maio de 2020.

Considerando o volume de transações realizadas via Olist, o crescimento em itens de jardinagem e área externa foi de 206% considerando o ano todo.

post image

A categoria também evoluiu muito em termos de faturamento, com gross merchandise value 238% maior.

Na lista Olist dos mais vendidos do setor de casa, móveis e decoração, 32% dos itens estão relacionados ao cuidado e manutenção de áreas externas. Destaque para lavadoras de alta pressão e acessórios relacionados.

O mercado de acabamento


Com mais tempo em casa, muita gente também adotou frases como “deixa que eu faço” e “acho que consigo arrumar sozinho/a” com mais frequência. O que significa que a procura por itens de acabamento, reforma e DIY (faça você mesmo/a) também aumentou bastante no varejo eletrônico.

No quadro abaixo você observa aumentos superiores a 65% no volume de pedidos e a 80% em GMV, com ticket médio maior em 14%.

Os dados comparam o desempenho das vendas de clientes Olist nos marketplaces brasileiros, entre 2020 e 2019.

post image

Exemplos de produtos que tiveram boa procura no e-commerce de casa, móveis e decoração incluem: fechaduras biométricas e digitais, pastilhas adesivas para cozinha e banheiro, acessórios para piscina, réguas magnéticas, revestimentos de parede e até canetas para rejunte. 

O setor de utilidades domésticas


O mix é amplo. Vai de jogo de panelas a torneiras monocromadas, de balanças de cozinha a lixeiras para reciclagem, de bicos para confeitar a churrasqueiras de apartamento (sem fumaça!).

A categoria de utensílios domésticos, talvez por sua amplitude, registrou crescimento superior a 200% no e-commerce em 2020.

Em junho do mesmo ano, a ABCasa realizou uma pesquisa de mercado que contou com 404 participantes, homens e mulheres, das classes A à E. Na ocasião, a associação descobriu que 68% sentiram necessidade de renovar seus artigos para casa.

Destes, 44% afirmaram ter comprado produtos de utilidades domésticas durante o período da quarentena. 

Olhando para dados do Olist, o setor de UD mantém o padrão de crescimento observado nas demais categorias inseridas no varejo de casa, móveis e decoração:

post image

A Tiger Bras é um bom exemplo que temos por aqui.

No portfólio, mais de 500 SKUs de categorias diversas. A maioria deles, no entanto, são utensílios domésticos.

Cliente desde fevereiro de 2019, recebeu 1.328 pedidos pela plataforma em 24 dias, faturando média de R$ 3 mil por dia, somente com o Olist. Imagine que a categoria conta com itens de ticket médio relativamente baixos.

No caso da Tiger Bras, o grande responsável pelo boom no faturamento foi uma esteira para o braço do sofá. Calcule quantos pedidos precisam ser feitos para que a conta chegue naquele montante!

Estratégias avançadas para se destacar 


Depois de tooodo esse mapeamento sobre o varejo de casa, móveis e decoração, quem vende artigos da categoria tem mais é que aproveitar que a onda veio e... surfar!

Para te ajudar a ficar em pé nessa prancha, analisamos algumas tendências atuais do mercado e reunimos sugestões que podem funcionar bem para o seu e-commerce.

Veja se algum dos pontos a seguir pode servir de insight para a sua loja online:


  1. Campanhas segmentadas




Conhecer a sua audiência e agrupá-la de acordo com perfis específicos pode te ajudar a criar campanhas de vendas mais relevantes.

A MadeiraMadeira é uma boa inspiração nesse sentido.

post image

No blog, tem conteúdos sobre como seria a casa ideal para cada signo do zodíaco.

No site, tem páginas específicas criadas para 3 momentos distintos da vida das pessoas: para quem mora sozinho/a, para quem divide a casa e para famílias com crianças.

Checklist:

✅ Identifique as necessidades dos seus consumidores
✅ Descubra como o seu mix pode atendê-las
✅ Desenvolva campanhas mais curtas com este propósito
✅ Acompanhe os resultados, melhore, repita


  1. Linhas exclusivas / sazonais




Monte um calendário para o seu e-commerce de casa, móveis e decoração.

Entenda quais são as datas relevantes para o seu público e/ou segmento de atuação. Identifique se existem linhas exclusivas de produtos que podem ser evidenciadas, dependendo da sazonalidade.

A Tok&Stok, por exemplo, aproveitou o contexto de pandemia para criar, em novembro de 2020, a ação “Tempos de Calma”.

post image
Fonte: Mundo do Marketing


O portfólio da campanha contemplava produtos ligados à aromaterapia. Óleos essenciais, velas e difusores para deixar o lar ainda mais acolhedor e confortável.

A marca também trabalha muito bem as linhas para datas comemorativas. Em 2020, preparou uma campanha com 4 linhas exclusivas de móveis e acessórios para decorar a casa no final do ano.

Checklist:

✅ Mantenha um calendário com datas importantes (para sua marca e seu público)
✅ Identifique as possibilidades de conexão entre datas e portfólio
✅ Desenvolva campanhas sazonais especiais
✅ Acompanhe os resultados, melhore, repita


  1. Experiência de consumo 360




Já pensou em como será a realidade do pós-pandemia para o seu e-commerce de casa, móveis e decoração?

A tendência é que lojas físicas e digitais continuem existindo, porém sendo cada vez mais complementares.

A Mobly inaugurou sua segunda megastore em São Paulo - em plena pandemia. Uma loja física com 4.000 m² de área, que custou R$ 8 milhões.

O CEO, Victor Noda, defende o investimento por vários motivos:

  • PDV físico funciona como extensão da experiência digital

  • É um canal de vendas adicional para que não está no online

  • Serve de hub logístico para opções para retirada em loja

  • Trabalha fortalecimento da marca e engajamento com clientes


Olhando para o seu negócio, de que maneira você poderia dar mais opções a quem compra da sua marca?

Identifique como facilitar a jornada de consumo e abrir novas possibilidades de integrações entre as experiências online e offline.

Checklist:

✅ Conheça a jornada de consumo das suas pessoas
✅ Identifique como tornar a experiência única, conectando online e offline
✅ Pense em estratégias que sejam diferenciais competitivos
✅ Acompanhe os resultados, melhore, repita


  1. Modelo de trabalho híbrido




O trabalho remoto pode atingir 20 milhões de pessoas no Brasil - 22,7% das ocupações existentes no país. Muitas empresas enxergaram, com a necessidade do home office, a possibilidade de adotar um sistema híbrido ou até mesmo permitir que a equipe (ou parte dela) trabalhe de onde quiser, permanentemente.

Essa mudança na operação exige uma nova adaptação para quem optar por trabalhar de casa. Cafés, co-workings e outros espaços coletivos também se beneficiam com a novidade. 

O que isso significa? 

Que o varejo de casa, móveis e decoração está com a faca e o queijo na mão.

Tem aí a chance de agir em prol da adequação dos equipamentos e espaços pessoais para o bom desempenho das tarefas profissionais.

Checklist:

✅ Verifique quais itens do seu portfólio atendem à nova demanda
✅ Pense em como facilitar a vida de quem está nesta jornada
✅ Elabore campanhas especiais para este público, com adequação do mix
✅ Acompanhe os resultados, melhore, repita

Dica final


Para lojistas de casa, móveis e decoração, aqui vai um toque especial: estar nos principais marketplaces do Brasil pode ser a cartada de mestre para a sua operação online!

Sabemos que a burocracia para vender em cada um dos canais pode ser um desmotivador. É aí que o Olist entra.

Para facilitar a sua jornada nos marketplaces. E, é claro, trazer resultados positivos para a sua operação nos canais digitais.

Somos uma plataforma de gestão unificada.

Isso quer dizer que, com um só contrato, você começa a vender em marketplaces como Mercado Livre, Americanas, Madeira Madeira e Via Varejo, sem a necessidade de adequar a operação um-a-um.

Entre os pontos positivos de vender com o Olist estão: reputação sem igual, avaliação de competitividade, atendimento especializado, roteirização logística e multi CDs, além de campanhas negociadas diretamente com os canais.

E aí? Bora vender com o Olist?

    post anterior
    Saiba como a parceria com lojas virtuais ajuda a vender mais
    próximo post
    Como a World Free dobrou o faturamento no setor de Perfumaria com Olist Premium
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.