Varejo online – A importância de uma logística eficiente


Varejo online – A importância de uma logística eficiente
5 (100%) 5 votos

Varejo online-A-importância-de-uma-logística-eficienteNão importa o tipo de negócio de um comércio, já que a logística tem uma definição única: é o processo de planejar, controlar e executar de maneira eficiente o armazenamento e a movimentação dos produtos dentro das empresas, permitindo que eles cheguem nos prazos de entrega sem nenhum problema.

Apesar de ser um conceito universal, a logística do varejo virtual possui algumas características únicas, que exigem um esforço maior de aprendizado por parte dos empreendedores e das pessoas que estão envolvidas nesse tipo de atividades, incluindo os fornecedores, as transportadoras, etc.

Assim, logo abaixo, nós podemos listar algumas peculiaridades em torno da logística em relação ao varejo on-line. Confira:

Diferente das lojas físicas, a loja online funciona 24 horas por dia, sete dias da semana e oferece diversas informações para os visitantes, que envolvem a localização e a identificação do produto, os comentários de outros consumidores, as informações sobre preço e frete e o tempo de entrega;

O ciclo de tempo para a entrega de produtos e serviços é menor;

A divulgação é estratégica para a visibilidade da loja virtual. Os custos de comunicação podem ser menores e existe a eliminação de intermediários do canal de distribuição;

O tempo de exposição da marca é maior.

contrate o olist agora mesmo

A logística como ferramenta a favor

Já é de consenso comum que o prazo de entrega e o valor de frete de um produto exercem uma enorme influência na decisão de uma pessoa que está comprando em lojas virtuais. Dessa forma, a logística no varejo online é um verdadeiro recurso que pode até aumentar a taxa de conversão de um e-commerce.

Um erro comum entre a maioria dos empresários é deixar essa questão da logística para o final do planejamento de sua loja online. Na realidade, isso deve estar alinhado a outras decisões, já que será necessário que a plataforma de e-commerce esteja conectada a um processo de entrega para que ocorra um bom gerenciamento de operações, por exemplo.

Também devemos lembrar que além de influenciar a decisão de compra em uma loja virtual, a logística também é um fator importante em relação à satisfação do cliente. Afinal, todos querem receber a mercadoria que compraram da maneira mais rápida e eficiente possível. Ou seja, os empreendedores de e-commerce devem sim oferecer uma bela experiência de frete em sua loja.

Para finalizar, o custo de um bom serviço de logística no comércio eletrônico pode ser caro, por isso ele deve ser levado em conta em todos os cálculos dos custos totais da empresa. Mesmo assim, uma logística bem feita é um belo diferencial para atração e fidelização de clientes em sua loja virtual.

E se acontecer algum problema?

Mesmo que no geral, os produtos comprados pela internet não sejam itens que devam ser adquiridos urgentemente, em certos casos, os atrasos na entrega podem gerar prejuízos ou constrangimentos aos clientes. Por exemplo, imagine você comprando um brinquedo para dar no dia das crianças ou em um aniversário. Como explicar para um filho que o presente dele não chegou por causa de uma falha no processo de entrega?

Dessa forma, mesmo com a possibilidade de acontecer falhas no transporte, os administradores de lojas online não devem se eximir da responsabilidade de entregar as mercadorias vendidas no prazo estabelecido. O ideal é que as lojas online trabalhem com a possibilidade de acontecer falhas neste processo e, assim, sejam honestas no contato com os clientes, explicando de maneira clara quais foram os motivos do atraso.

Viu só como a logística é importante no varejo online? Se ainda tem dúvidas, deixe um comentário abaixo!



+ Nenhum comentário

Adicione o seu