Vendas baixas no seu e-commerce: o que fazer?


Vendas-baixas-no-seu-e-commerce-o-que-fazer?A modalidade de vendas pela internet é uma das que mais crescem em todo o mundo e não falta otimismo para quem enxerga o futuro do e-commerce. Mas saiba que não basta ter a ideia e colocá-la no ar, pois os usuários não lhe encontrarão simplesmente porque o negócio existe e seus produtos dificilmente se venderão sozinhos.

Por essa observação, é necessário tornar menores os índices de erros, tendo em vista a concorrência acirradíssima para o setor. Pensando nisso, nosso artigo de hoje traz dicas valiosas do que não fazer na hora de colocar seus produtos ou serviços à venda.

Vendas baixas no ecommerce, o que fazer? A gente te ajuda, confira!

Tenha um site responsivo

Para as vendas em e-commerce, tudo começa com uma boa experiência de navegação para o usuário. Foi divulgado, de forma massiva, a alteração do algoritmo do Google em meados de abril de 2015.

Essas mudanças fizeram com que o principal motor de buscas do mundo passasse a priorizar, em seu ranqueamento, os sites que possuem uma interface também voltada para a navegação em plataformas móveis, como tablets e celulares. Portanto, se atente a esse detalhe importantíssimo, fundamental para a satisfação do cliente e principalmente para que a sua marca não fique “escondida” na internet.

contrate o olist agora mesmo

Pense na “jornada do cliente”

Como já citamos a experiência de navegação como ponto fundamental para o sucesso de um site de e-commerce, a plataforma a ser escolhida para hospedar o seu site, além de oferecer um processo de procura e de compra dos produtos ou serviços para o visitante, deve estar configurada da melhor forma. Isso para que ele saiba tudo sobre o produto, passe a considerar as soluções apontadas como boas, tome uma decisão efetiva a respeito, e finalmente converta a sua visita em compras de forma cômoda e prática. Um site confuso, com dificuldades no fornecimento das informações no layout da construção das páginas, pode colocar tudo a perder na hora de colocar suas mercadorias à venda.

Estratégia de logística mal pensada

Esta é uma etapa que pode até passar despercebido por alguns, em função da compra já ter sido realizada, é um esquema de entregas mal elaborado. Quando o cliente não consegue rastrear as mercadorias adquiridas ou não tem ideia de quando o produto chegará até a residência dele.

Isso, além de fazer com que a pessoa, talvez, nunca mais volte a comprar com você, acaba gerando comentários indesejados nas redes sociais, o que é péssimo para a sua marca! Dessa forma, atente-se a buscar soluções logísticas que proporcionem agilidade, cuidado com as mercadorias e o máximo de informações, de forma a trazer satisfação para os compradores e credibilidade para o seu negócio.

Outras questões importantes

O sucesso nas vendas depende muito da forma com que você administra seu site e dessa forma, algumas ações não podem ser esquecidas. Como:

  • Trabalhar bem a questão do ROI (retorno em investimento) do seu site, sempre fazendo cálculos a partir de métricas bem definidas, como quantidade de leads gerados, número de conversões em vendas e tráfego. Isso auxiliará bastante na hora de tomar decisões importantes a respeito de sua estratégia;
  • O layout do seu site não deve ser apenas bonito. Como falamos no tópico sobre a jornada do cliente, é fundamental que ele seja funcional;
  • Facilite o checkout do cliente. Dificuldades na hora de realizar o pagamento é motivo para a desistência da compra. Opções de pagamento em um clique ou outras similares são bem vindas nesse caso.

Quer aprender mais sobre como ter sucesso com seu e-commerce? Continue acompanhando o nosso blog e não se esqueça de deixar seu comentário com suas dúvidas ou experiências!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu