Vendas online: o que é preciso para ter sucesso


Vendas online: o que é preciso para ter sucesso
5 (100%) 5 votos

Vendas-online-o-que-é-preciso-para-ter-sucesso
É sabido que o comércio eletrônico é uma das modalidades financeiras que mais cresce em todo mundo. Mesmo assim, são muitos os casos em que o empreendedor se aventura no ambiente virtual, mas sem o sucesso esperado. Pensando nisso, nosso artigo de hoje traz algumas dicas valiosíssimas sobre esse assunto.

Quer ter sucesso com vendas online? Confira alguns cuidados básicos, mas imprescindíveis para que a sua marca se torne popular!

Não tenha pressa em se lançar

Um dos maiores erros que os gestores de comércio eletrônico malsucedidos cometem é ter pressa para colocar um site no ar. Não estrague essa sua chance única.

Uma dica útil é comprar um domínio e lançar uma página com uma mensagem do tipo “em breve teremos novidades!”. Em resumo, evite colocar seu site no ar até que você tenha realizado algum trabalho relevante com relação a SEO, marketing de conteúdo, mídias sociais e links patrocinados.

Foque no usuário

Uma das maiores limitações do comércio eletrônico é a incapacidade de deixar osclientes sentirem, tocarem, verem e cheirarem os seus produtos antes de se decidirem pela compra. Infelizmente, ainda não existe nenhum recurso para resolver isso.

Mas você pode compensar essa limitação com outros pontos que agradem ao potencial comprador. Quando possível, facilite a vida do cliente oferecendo fretes grátis, compras com um clique, descontos para segunda compra e tudo aquilo que os faça se sentirem atraídos.

Teste o máximo de coisas que puder

Análises e testes são essenciais em todas as fases de desenvolvimento e execução do seu empreendimento. Decifre a mentalidade do usuário para compreender o que funciona e o que não funciona.

Mas para isso, o auxílio dos testes chamados A/ B ou multivariados é fundamental! Procure saber mais sobre o assunto.

contrate o olist agora mesmo

Trabalhe com a colaboração das redes sociais

Não deixe o serviço de gerir as redes sociais totalmente a cargo de terceiros. As mídias sociais são a principal forma de divulgação do seu negócio na internet, o que possibilita a comunicação direta com os seus potenciais clientes e o jeito de ser de cada um deles. Embora seja perfeitamente aceitável contar com um gestor de mídias sociais, é importante que você esteja envolvido com isso também.

Incorpore elementos de mídias sociais

Em conjunto com a dica anterior, é uma ótima ideia incluir elementos de mídias sociaisem seus sites de comércio eletrônico. Saiba que comentários interligados, login automático, botões de curtir e compartilhar são itens que auxiliam consideravelmente a conversão em vendas.

Tenha um site responsivo

Atualmente, quem não tem um site preparado para os tablets e os smartphones, além de terem a sua utilização dificultada, tendo em vista a migração dos usuários para esses aparelhos, possivelmente serão esquecidos pelos motores de busca, como o Google, o Bing e o Yahoo. Isso acontece em função dos novos algoritmos desses buscadores, que passaram a dar prioridade para os sites responsivos.

Trabalhe pesado em SEO

É sabido que o e-commerce experimenta um crescimento rápido e cada dia mais empresas entram nesse espaço. Isso significa que o trabalho voltado para SEO (otimização nos motores de busca) é fundamental, a fim de se destacar da concorrência. Contar com um perito em SEO irá ajudá-lo a se manter competitivo durante toda a vida do seu negócio.

Atenção com a sua base de dados

Jamais perca informações relacionadas com uma base de dados conquistada na campanha de um determinado produto. Afinal, ela pode ser muito útil na divulgação de empreendimentos futuros. É muito mais fácil ter contatos que, de certa forma, já possuem interesse em produtos relacionados à sua marca, do que realizar uma nova captação.

Mantenha-se no caminho da evolução

Finalmente, nunca pare de evoluir. As tecnologias, as tendências e os gostos dos clientes mudarão com o tempo e isso é um fato. A partir disso, você deve ficar diariamente atento às novidades se quiser ter sucesso com vendas online em um mercado com tantas variáveis.

Ainda tem dúvidas sobre como ser bem-sucedido vendendo na internet ou gostaria de compartilhar as suas experiências? Aproveite os comentários e converse com a gente. Depois disso, saiba ainda mais segredos sobre as vendas em e-commerce com os nosso e-book “Guia completo de como criar uma loja virtual de sucesso”!



1 Comentário

Adicione o seu

+ Deixe um Comentário