Você conhece as diferenças entre fluxo de caixa e demonstrativo financeiro?


Você conhece as diferenças entre fluxo de caixa e demonstrativo financeiro?
5 (100%) 3 votos

Você-conhece-as-diferenças-entre-fluxo-de-caixa-e-demonstrativo-financeiro?Nas empresas, a gestão de caixa é muito importante, pois lhes permite continuamente executar suas operações e fazer investimentos para a manutenção e crescimento da empresa. A geração, a gestão e a utilização desse dinheiro vêm de duas das demonstrações financeiras mais famosas e importantes: a demonstração dos fluxos de caixa e o demonstrativo financeiro.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma declaração financeira que mostra o caixa gerado e utilizado nas atividades operacionais, de investimento e financiamento.

O objetivo do fluxo de caixa é determinar a capacidade da empresa ou entidade para gerar o dinheiro que permitirá cumprir os seus projetos de investimento e obrigações de expansão. Além disso, o fluxo de caixa permite uma análise de cada um dos itens que afetem a geração de caixa, o que pode ser muito útil para desenvolver políticas e estratégias que permitem que a empresa use seus recursos de forma otimizada.

contrate o olist agora mesmo

Qual a importância do fluxo de caixa para a empresa?

A importância do fluxo de caixa é que ele permite que a entidade econômica saiba como ela gera e usa o dinheiro na administração da empresa. Todas as empresas precisam de dinheiro para conduzir as suas operações, para pagar as suas obrigações e determinar se a sua operação gera recursos suficientes ou exigem financiamento. Por isso torna-se tão importante essa análise para o planejamento financeiro.

O que é demonstrativo financeiro?

Já o demonstrativo financeiro pode ser definido como um registro formal das atividades financeiras de uma empresa ou entidade.

A maior parte desse demonstrativo é projetada de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos, padrões de contabilidade e normas de relatórios financeiros para fornecer ao empreendedor as variações do patrimônio líquido da empresa. Sua análise pode ser utilizada para informações sobre o resultado da operação de uma empresa por um período (anos ou meses).

Este demonstrativo serve principalmente para avaliar o desempenho de uma empresa e sua saúde financeira, pois representa um fator importante na avaliação do desempenho dos negócios e de como eles são importantes para a implementação de fórmulas financeiras, estatísticas e comparações analíticas entre diferentes períodos da empresa.

Daí a importância que eles não sejam alterados ou contaminados por interpretações favoráveis ​​da situação financeira da empresa, ou na pior das hipóteses, conscientemente falsificadas com o objetivo de apresentar uma situação irreal do desempenho e da posição financeira de uma empresa.

Qual a importância do demonstrativo financeira para a empresa?

Muitos problemas de negócios podem ser antecipados ao interpretar corretamente o demonstrativo financeiro, pois ele reflete todos os sintomas negativos ou positivos que a empresa vai apresentar na medida em que os eventos econômicos estão acontecendo.

Essa análise é o que permite que a contabilidade seja útil na tomada de decisões, uma vez que ela é essencial para a conformidade das contas e foi projetada para servir de base para a tomada de decisão na hora certa.

Agora que você sabe o que é a demonstração de fluxo de caixa e o que é o demonstrativo financeiro, já pode avaliar se está usando cada um de forma correta em sua empresa. Caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário!


+ Nenhum comentário

Adicione o seu