Guia rápido sobre o consumidor 4.0: como atrair e fidelizar esse público?

Guia rápido sobre o consumidor 4.0: como atrair e fidelizar esse público?A sociedade passou por mudanças significativas nas últimas décadas, devido à transformação digital e aos demais avanços tecnológicos. As relações mudaram, e a forma de comunicação também foi alterada. Hoje, basicamente, vive-se uma nova realidade. Dentro desse cenário, as empresas precisam aprender a lidar com um novo perfil de público: o consumidor 4.0.

Com a exigência como principal característica, o comportamento desse cliente é cada vez mais ativo dentro do mercado. Esqueça o tempo em que o usuário era apenas impactado pelos anúncios e propagandas das empresas. Agora, ele decide se, como, quando e por quais canais deseja se comunicar com determinada marca. Entender as novas demandas é vital para ter sucesso em sua área.

Afinal, além da exigência, a concorrência é cada vez maior. Não acompanhar essas mudanças pode significar a perda de potenciais negócios e de espaço no mercado. Aprofunde-se um pouco mais nas principais características do consumidor 4.0 e entenda o que precisa colocar em prática para atraí-lo e fidelizá-lo com esta leitura!


O que é o consumidor 4.0?

Para entender o conceito de consumidor 4.0, é importante compreender todo o cenário anterior de evolução dessa figura. A primeira fase — conhecida como consumidor 1.0 — era marcada pelo pragmatismo e passividade do indivíduo na relação com as empresas. Assim, ao ser impactado pelos anúncios, ele apenas procurava as características que o agradavam.

Em seguida, na fase 2.0, o consumidor começou a entender melhor a competição entre as marcas. Então, passou a querer se informar mais sobre os diferenciais de cada item ou serviço. Na terceira fase, o comprador passa a ter um papel maior no processo de venda e quer se sentir parte da jornada. Nesse momento, ele deixa de ser apenas a parte externa da transação e se torna fundamental para a estratégia das marcas.

Chegou-se, assim, ao consumidor 4.0, que tem como sua principal aliada a tecnologia. Conectado constantemente, o seu nível de exigência aumentou de forma considerável. Afinal, agora ele tem um maior acesso às informações. Como consequência, cobra que as empresas entreguem não apenas um produto de qualidade, mas toda a experiência durante a jornada de compra.

Quais são as características desse público?

Para entender melhor o consumidor 4.0 e acompanhá-lo de perto, veja as principais características desse novo perfil.

É ativo

Seja para realizar uma avaliação de compra, seja para elogiar uma campanha, o consumidor está mais ativo do que nunca. Sempre que possível, ele deseja se relacionar com as empresas, dando os feedbacks sobre diversos assuntos. Esqueça a passividade do passado. Agora, é ele quem toma as decisões, analisando constantemente o que as marcas o oferecem.

Atento a informações

Todas as suas decisões são baseadas em informações. Pode ser um feedback negativo de outro cliente ou um artigo comparando funcionalidades de dois produtos. Antes de realizar uma compra, ele vai fazer uma pesquisa aprofundada sobre o assunto do seu interesse. Assim, conseguirá encontrar a solução mais adequada para aquilo de que necessita, reduzindo as chances de insatisfação.

Prioriza a relação emocional com a marca

O relacionamento com as marcas também é cada vez mais importante, sendo um diferencial para a consumação de transações interessantes para todos. Como abordado acima, esse consumidor não deseja apenas percorrer um processo de compra. Ele é conquistado ao sentir-se parte dos valores e práticas daquela empresa. O produto pode ser bom, e o preço, atrativo, mas ele precisa ser envolvido.

O que fazer para atrair e fidelizar esse consumidor?

O que fazer, então, para conseguir atrair e fidelizar o consumidor 4.0? Confira algumas dicas para aumentar a precisão das suas ações estratégicas.

Adote uma estratégia Customer Centric

O conceito de Customer Centric trabalha com a experiência do consumidor em primeiro plano. Ou seja, todas as suas ações, estratégias e planejamento são voltados para entregar o melhor ao consumidor nas diferentes etapas da jornada de compra. Colocando o cliente em foco, fica mais fácil atender às demandas de acordo com suas exigências.

Relação humanizada

Por mais que a tecnologia seja bastante utilizada no serviço de atendimento ao cliente, é preciso entender o que o consumidor 4.0 deseja. De acordo com o levantamento feito pela Verint, quase 80% dos usuários querem a interação humana ao se comunicar com uma marca. Por isso, não se esqueça de treinar a equipe e, assim, oferecer ainda mais empatia aos clientes.

Atendimento rápido e eficiente

O consumidor 4.0 também deseja atendimento dinâmico e que traga resultados. Ou seja, não basta se comunicar com o cliente; também é necessário ser ágil. Especialmente quando se tratar de reclamação, quanto mais rápida a solução, maiores são as chances de criar uma experiência cativante.

Engajamento constante

Aproveitando as diversas plataformas de comunicação, é importante focar o engajamento constante do seu público. Utilize as redes sociais para falar sobre o segmento de atuação. Ainda, pergunte a opinião dos consumidores e tente sempre entender o que eles procuram, para aumentar as chances de engajamento.

Qual é a importância de acompanhar essas mudanças?

Em um cenário de competição acirrada, entender as principais características do consumidor 4.0 é essencial para chegar ao sucesso. Afinal, ele não vai ter paciência para aguardar um serviço de atendimento demorado ou a falta de resposta da empresa. Para quem deseja fortalecer a reputação, é essencial acompanhar essas tendências.

Além de conseguir se aproximar dos consumidores em potencial, você aumenta a eficiência das suas ações e estratégias de marketing e vendas. Com isso, os custos podem ser reduzidos, e o desempenho das vendas tenderá a aumentar de maneira significativa. Para fidelizar clientes, não existe alternativa a não ser ficar por dentro das mudanças do seu público.

Parte importante de uma experiência positiva para o consumidor 4.0 é ter diferentes plataformas para se relacionar com as marcas. Você sabe como fazer isso na prática? Baixe gratuitamente o Guia da Jornada do Consumidor Omnichannel!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *