Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Como vender bem um produto pela internet: seja o melhor em 6 passos!


Como vender bem um produto pela internet: seja o melhor em 6 passos!

Lojistas que estão começando o próprio negócio costumam ter dúvidas sobre como vender bem um produto. Essa preocupação é ainda maior em relação às vendas online, ambiente em que a concorrência é acirrada e não existe o olho no olho com o cliente.

Nesse contexto, é importante lembrar que, mais do que simplesmente adquirir determinado item, o consumidor quer vivenciar uma boa experiência de compra. Então proporcionar isso a ele é imprescindível!

Entre os resultados positivos que ser um bom vendedor gera para a loja estão o aumento do ticket médio e a fidelização do público. Por essa razão, é preciso desenvolver constantemente as habilidades de venda para ter um discurso mais assertivo e eficaz.

Para ajudar você a ser um expert em vendas, o Olist explica a seguir como vender bem seu produto pela internet em apenas 6 passos. Confira!

Contrate o olist agora mesmo


Dicas de como vender bem um produto na internet (e em qualquer outro lugar)

1. Conheça o segmento da sua loja

Todo lojista deveria conhecer o segmento em que atua e entender as oportunidades e desafios da categoria. Saber quais são os produtos em tendência e acompanhar os números do setor – como faturamento e ticket médio – são exemplos de ações importantes para a estratégia da loja.

Tal preocupação com o contexto do mercado permite que a marca conheça a fundo o público-alvo e desenvolva ações focadas nele. A partir disso, é aconselhável ficar antenado às estatísticas e lançamentos das categorias com as quais a loja trabalha e acompanhar o trabalho dos concorrentes.

2. Entenda tudo sobre o produto

Se você quer vender bem seu produto, precisa saber tudo sobre ele – e isso não se refere apenas às características físicas. É necessário que o lojista conheça os pontos fortes e fracos da mercadoria para conseguir lidar com possíveis objeções e mostrar aos clientes por que o item é especial e deve ser comprado.

Nesse contexto, estude bastante os produtos que a sua loja vende, confira o que o público comenta a respeito deles e trabalhe para ter um discurso mais convincente. Essas práticas vão ajudar você a ter domínio sobre o tema e a vender as mercadorias como ninguém!

3. Compreenda a real necessidade do consumidor

Respostas prontas não resolvem os problemas dos clientes. Ao contrário, passam a impressão de que a empresa não se preocupa com as necessidades do público, aumentando sentimentos de frustração e irritação. Com isso, fica claro que entender o que o cliente precisa é fundamental para você vender bem o seu produto.

Certas dicas podem ajudar o lojista a aprimorar essa habilidade, ter mais empatia com o cliente e oferecer um atendimento memorável. Algumas delas são: ser atencioso, estar aberto a um diálogo com o público (mesmo que por meio de chat) e ouvir mais do que falar, de modo a oferecer soluções adequadas a diferentes perfis de consumidor.

4. Crie um anúncio sem igual

Caprichar no cadastro do produto gera inúmeras vantagens à loja online. O anúncio funciona como a vitrine da mercadoria e, por isso, deve ser completo, informativo e cativante. Ao cumprir tais requisitos, o lojista consegue se antecipar às dúvidas do público e ser mais assertivo na venda, ganhando tempo para atender outros clientes.

Tendo isso em vista, destacamos três pontos de atenção no processo de cadastro: os títulos, as descrições e as imagens. Esses elementos influenciam (e muito) a decisão de compra dos clientes. Então preze sempre pela qualidade dos textos e das imagens e tente adotar um tom persuasivo na comunicação, para cativar ainda mais o público.

5. Seja expert em pós-venda

O desafio de vender bem um produto não acaba quando o cliente paga pela compra. No entanto, muitos lojistas esquecem da relevância do pós-venda na experiência do cliente e acabam menosprezando essa etapa. As consequências disso são o baixo índice de fidelização e os prejuízos à reputação da marca.

Porém, há ações que podem ajudar a sua loja a se destacar no pós-venda e fidelizar os clientes com mais facilidade. Entre elas estão enviar recados de agradecimento, proporcionar uma boa unboxing experience, ser ágil na logística reversa e solicitar avaliações de compra para entender como foi a experiência de compra do consumidor.

6. Avalie o que precisa ser melhorado no processo

A última dica desta lista diz respeito ao acompanhamento dos resultados da sua estratégia de vendas. Além de conferir o número de pedidos e o faturamento, você deve analisar métricas como taxa de conversão, ticket médio das compras e índice de retenção de clientes. Esses dados revelam muito sobre o comportamento do público.

Outra ação indicada para aprimorar esse acompanhamento é fazer pesquisas esporádicas com os consumidores. Para isso, solicite as avaliações de compra – recomendação que demos no tópico anterior – e envie questionários de satisfação para os consumidores. A partir das respostas, implemente melhorias na sua loja e venda mais!

Vender bem seu produto ficou muito mais fácil com estas 6 dicas!

Agora que chegamos ao fim deste post, você já sabe exatamente como vender bem o seu produto e o que fazer para se tornar um vendedor de excelência. Com dedicação e foco, atrair novos clientes e fidelizá-los se tornará um processo muito mais natural, e você conseguirá conquistar resultados surpreendentes para a sua loja online!

Em resumo, lembre-se de que conhecer a fundo o ramo de atuação e os itens do portfólio é importante para que o lojista seja bem-sucedido. Além disso, é fundamental se preocupar com a experiência do consumidor, tanto durante o atendimento quanto no pós-venda. Por fim, ter atenção com a criação dos anúncios e as métricas da loja faz toda a diferença nos negócios. Coloque as dicas em prática e tenha boas vendas!

Quer saber como aumentar o fluxo sua loja? Então confira nosso post com 43 ideias e frases para atrair clientes!

Venda mais com o Olist

Como vender bem um produto pela internet: seja o melhor em 6 passos!
5 (100%) 9 votos

+ Nenhum comentário

Adicione o seu