Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

WhatsApp Business: descubra como ele pode aumentar suas vendas


WhatsApp Business: descubra como ele pode aumentar suas vendas
5 (100%) 6 votos

WhatsApp Business: descubra como ele pode aumentar suas vendas

O mundo é aficcionado pelo WhatsApp: cerca de 1,5 bilhão de pessoas são usuárias ativas do aplicativo. Sendo uma ferramenta tão popular, é natural que os consumidores a utilizem para falar com lojistas. Muitas empresas divulgam o app como um canal de suporte, atendimento e esclarecimento de dúvidas. Mas o ideal seria fazer tudo isso em uma plataforma adaptada para tal função, certo? Dessa ideia surgiu o WhatsApp Business, lançado no Brasil em janeiro de 2018.

A ferramenta gratuita tem o objetivo de facilitar a interação entre as pequenas e médias empresas e os clientes. O app disponível, por enquanto, só para Android permite que seja criado um perfil comercial do negócio, contendo informações como descrição e endereço de e-mail ou site. Além de responder rapidamente às mensagens, o lojista consegue classificá-las por meio de etiquetas e automatizar o processo de atendimento.

Outra característica muito útil aos vendedores é o acesso a métricas, como número de mensagens entregues e lidas. A partir delas, o lojista pode avaliar o desempenho e apostar em novas estratégias. Ficou curioso? Neste post, compilamos tudo o que você precisa saber para usar esse aplicativo a favor da sua empresa. Leia a seguir!

Contrate o olist agora mesmo

Aplicações do WhatsApp Business

O WhatsApp é uma ferramenta já bastante utilizada pelas empresas na comunicação com os clientes. Entretanto, diferentemente do aplicativo tradicional, a nova versão conta com recursos pensados especialmente para os empresários. Somente os lojistas precisam baixar o Business o download pode ser feito na Google Play Store. Pessoas físicas e clientes continuam usando o WhatsApp Messenger.

Em celulares dual chip, é permitido usar as duas versões, cada uma com números de celular diferentes. Outra possibilidade é usar um telefone fixo – essa alternativa é ainda mais útil para quem já tem contato comercial. Nesse caso, logo após o download, basta inserir o número fixo e, ao invés de optar por receber um SMS, escolher a opção “Me ligue”. Assim como no caso do aplicativo regular, o Business pode ser acessado no computador, pelo site https://web.whatsapp.com/.

Para usar o WhatsApp Business, basta preencher alguns dados de cadastramento. Porém, é preciso criar o perfil com atenção, já que ele funcionará como um cartão de visitas da empresa. Descrição da loja, segmento de atuação, e-mail, endereço e telefone são algumas das informações solicitadas. Um detalhe importante: depois de criado, o nome da empresa não poderá ser alterado.

Perfil da empresa no WhatsApp Business. | Reprodução / WhatsApp

Perfil da empresa no WhatsApp Business. | Reprodução / WhatsApp

Usar a ferramenta é bem mais prático do que atender aos clientes por e-mail, já que o app automatiza e permite personalizar mensagens padrões, como as de boas-vindas, agradecimento e oferecimento de descontos, por exemplo. Também há recados específicos para os períodos em que o lojista estiver indisponível. A automatização das mensagens é realizada por um chatbot, que ajuda a empresa a manter a qualidade do atendimento.

Mensagens automatizadas do WhatsApp Business. | Reprodução / WhatsApp

Mensagens automatizadas. | Reprodução / WhatsApp

O aplicativo, além disso, dá ao usuário a possibilidade de classificar em categorias os contatos e as conversas. O lojista pode criar tags como “Novo cliente”, “Pagamento pendente”, “Pedido finalizado”, etc. O processo é simples: ao abrir uma nova conversa, toque no ícone do menu localizado no lado direito superior da tela e opte por adicionar novas etiquetas.

Categorias do WhatsApp Business. | Reprodução: WhatsApp.

Categorias do WhatsApp Business. | Reprodução / WhatsApp

Outra vantagem do WhatsApp Business é que ele fornece métricas básicas aos usuários. O caminho para elas é o seguinte: Menu > Configurações > Configurações da empresa > Estatísticas. Por meio desses dados, o lojista consegue acompanhar quantas mensagens foram enviadas, entregues, recebidas e lidas. Isso permite que a empresa desenvolva novas estratégias de comunicação e vendas.

Baixe agora

Dicas para otimizar suas vendas por meio do aplicativo

Tenha um número de telefone específico para a empresa. Usar o WhatsApp pessoal para atender aos clientes dificulta a organização do lojista, que corre o risco de mandar mensagens por engano, e pode soar pouco profissional para alguns clientes.

Capriche no perfil. Como já explicamos, ele será o cartão de visitas da sua marca. Então, faça uma descrição bem redigida e instigante. Uma dica é usar o logotipo da empresa para passar mais segurança ao consumidor e reforçar a confiabilidade do seu negócio.

Seja educado e prestativo. Esclareça as dúvidas do público de maneira clara e concisa e responda rapidamente às mensagens. Também esteja aberto às reclamações dos clientes. Críticas e sugestões fazem parte de qualquer negócio; por isso, o lojista deve lidar bem com elas e nunca levá-las para o pessoal.

Tenha atenção com a gramática. Evite erros ortográficos ou frases mal construídas. Já pensou pedir informações a um vendedor e ele falar muito errado ou de maneira desconexa? Além de confundir o cliente, isso diminui a credibilidade da empresa.

Não use o aplicativo como única forma de contato com o público. Lembre-se: há clientes que usam muito pouco o celular. Pensando nisso, crie uma estratégia de comunicação que também envolva redes sociais e e-mail, por exemplo.

O WhatsApp Business pode trazer bons resultados à empresa

O WhatsApp Business é uma boa alternativa para pequenas e médias empresas que querem estruturar uma melhor comunicação com o cliente. O aplicativo aproxima lojista e consumidor, permitindo um atendimento mais personalizado. Além disso, é prático, ágil e, na versão tradicional, bastante utilizado pelo público.

Entre as diversas vantagens estão o fato de ser gratuito e de oferecer recursos como exibição do perfil corporativo, categorização de conversas e contatos e automatização das respostas. A ferramenta também garante a segurança do lojista, já que separa o perfil público do particular.

Resultado da boa aceitação do WhatsApp Business, a companhia também pretende disponibilizar a versão Enterprise, que será voltada a grandes corporações, como bancos, companhias aéreas e e-commerces com muitos acessos. No entanto, ainda não há previsão para o lançamento.

Com base em tudo o que foi dito, faz muito sentido escolher o WhatsApp Business como uma das plataformas de comunicação da sua empresa. Porém, não se esqueça: associá-lo a outras ferramentas de apoio ao consumidor é importante para que novos públicos sejam alcançados e fidelizados.

Gostou deste conteúdo? Então veja como vender mais usando o Instagram.


 

+ Nenhum comentário

Adicione o seu

---- MyChat ----